Q&A: Pedro Sobral responde

Estratégias de Tráfego Pago 21 janeiro 2025
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Q&A: Pedro Sobral responde

Estratégias de Tráfego Pago 21 janeiro 2025

Hoje o artigo é especial, um compilado do “greatest hits”, dos melhores momentos de uma consultoria completa que eu fiz na Comunidade Sobral. Que nem em véspera de ano novo a gente faz retrospectiva, hoje, no blog, vamos conferir DEZ PRINCIPAIS DÚVIDAS dos gestores de tráfego, com respostas completas e diretas pra vocês. Dicas práticas pra você destruir na sua carreira sem medo de errar.


Vamos lá?


PERGUNTAS & RESPOSTAS


Já vou começar com uma pergunta que vem com uma resposta bem paulada.


  1. O que não pode faltar em estratégias de tráfego para um lançamento?


Resposta: Quatro coisas são fundamentais. A produção de conteúdo, uma campanha de captação ótima, uma boa campanha de lembrete/evento e campanha de remarketing também… Incrível.


Sobre a produção de conteúdo: Você, gestor de tráfego, não precisa ser o responsável por isso, mas o seu cliente produzir conteúdo é essencial no lançamento, principalmente se está começando. A produção de conteúdo é a chave para gerar engajamento antes de investir em tráfego. Muitas pessoas cometem o erro de acreditar que basta ativar campanhas pagas para vender, mas sem conteúdo, seus canais ficam vazios.


Primeiro, você (ou o seu cliente) deveria focar em produzir conteúdo consistente e de qualidade. Isso significa oferecer de graça o que você poderia vender e garantir que o conteúdo seja relevante e verdadeiro. A consistência é essencial; uma vez que você começar, não pode parar. Você também precisa escolher um formato que seja sustentável pra você, seja texto, vídeo, live, etc. Você tem que se comprometer a cumprir sua promessa de criar conteúdo regularmente, e isso vai garantir a confiança da sua audiência.


Pra você não achar que isso não acontece comigo: tem terças-feiras em que eu estou com preguiça de dar aula às 15h, por exemplo. Eu sou humano, às vezes eu quero fazer outra coisa, qualquer coisa!


Já até uma vez voltei a jogar Tibia com meus amigos de adolescência. Eu queria ficar jogando com eles, mas o compromisso de fazer a live vem primeiro, lógico. Mesmo assim, gosto de fazer a live. Então, o conteúdo sustentável precisa ser algo que você goste de fazer. Você vai decidir se vai ser texto, vídeo, áudio, podcast ou live. Escolha o formato que seja mais fácil para você começar.


Sobre a campanha de captação: No lançamento você convida pessoas para um evento ao vivo, na maioria das vezes, entrega conteúdo valioso e, no final, faz uma oferta. Para isso, a campanha de captação precisa de uma Big Idea, uma ideia central atraente para o público. 


Exemplo: "Os 5 passos para conseguir seus primeiros clientes de tráfego". A Big Idea deve ser alinhada com o público que você quer atrair — se for iniciante, foque em iniciantes.

Além disso, a campanha precisa de uma estrutura eficiente e criativos de qualidade, como vídeos que chamem a atenção. 


Se você JÁ for da Comunidade Sobral, tem aulas específicas pra isso, fica a dica. E de dica extra, você pode analisar bons exemplos na Ad Library da Meta.


Sobre a campanha de lembrete: eu já falei que é um evento ao vivo?! É uma responsabilidade. Tem que levar a sério. E parte disso é que é MUITO importante lembrar as pessoas que a aula está chegando.


Uma boa campanha de lembrete consiste em atingir todos os inscritos na aula com anúncios. Ou seja, todas as pessoas que se cadastraram na sua campanha de captação devem ser lembradas constantemente sobre a aula até o momento de sua realização.


Sobre a campanha de remarketing: aqui você precisa chamar a atenção de que as inscrições já estão abertas. Nesse momento, você vai alcançar pessoas que se inscreveram na aula, visitaram sua página de captura ou consumiram algum conteúdo seu. Por isso, a oferta tem que ser muito boa.


Não adianta oferecer uma aula incrível sobre os "5 passos para conquistar seus primeiros clientes de tráfego" e, terminar de um jeito corrido, tipo: “Agora, vou abrir as inscrições para o meu curso, que tem 5 vídeos de 2 minutos ensinando como criar campanhas para atrair os primeiros clientes de tráfego. O curso custa R$ 2.000,00.” 


Quem vai comprar isso? Ninguém, porque a oferta não é atrativa. Eu não mostrei o valor real que vou agregar. Aí, se eu já falo algo como: “Estou abrindo as inscrições para a Comunidade Sobral de Tráfego. Ela é um ambiente completo, com 8 cursos completos sobre tudo que você precisa fazer no tráfego pago, mais de 100 aulas para nichos específicos, uma comunidade de membros ativa e insana, provas para conseguir as certificações mais respeitadas do mercado e um marketplace exclusivo só para alunos…” 


E daí vai. É a ideia da OFERTA INCRÍVEL. Ao final, quando você apresentar o preço, a pessoa deve pensar:


“Ele vai cobrar R$ 10.000 por isso, é bom demais.” E você diz: “Vai custar R$ 1.997,00”.

Aliás, se você quiser entrar para a lista de espera e ser avisado quando as inscrições abrirem, é só deixar seu e-mail NESTA PÁGINA.

O preço tem que causar essa percepção de que o valor entregue é muito maior do que o que está sendo cobrado. Isso é uma oferta de valor, quando a pessoa sente que o que você oferece vale muito mais do que o preço que ela vai pagar, quando você AGREGA valor a esse conteúdo vendido.


2. Qual a melhor forma de entender as métricas para validar um público?


Resposta. Isso depende do que você quer.

Alguém pode só perguntar: “Um CPC de R$ 0,70 é caro?”

Cara, eu não sei se R$ 0,70 é caro para o seu caso específico. E mais importante: por que você está se preocupando com o CPC? Você quer cliques ou quer conversões? E se a pessoa responder “Eu quero conversões, mas estou analisando meu CPC...” Você já sabe que ele tá meio perdido. Porque você precisa saber antes o que você quer analisar.

A pergunta de como analisar as métricas para validar um público já está errada desde o começo. Não é sobre “as métricas”, é sobre uma métrica específica. Você precisa focar em uma única métrica que será o termômetro para saber se deve continuar com aquele público ou não. Claro, você pode também otimizar.


Agora, como otimizar? Você tem duas opções:


  1. Alterar o público.


  2. Melhorar os criativos para esse público.Essas são suas opções para otimizar, mas sempre com base na métrica principal, e não na quantidade de métricas que a Meta ou Google oferecem.Se você começar a analisar todas as métricas ao mesmo tempo, nunca vai conseguir tomar decisões claras. Portanto, foque na métrica que realmente importa para o seu objetivo e aí comece a fazer perguntas.


  3. Como excluir meus concorrentes na hora de anunciar para que eles não vejam meus anúncios?


Resposta. Só essa ideia já é perda de tempo. Você tem que focar no seu próprio jogo. Concorrente? Nem existe, o único que vai te parar é você mesmo. Se os outros querem copiar o que você faz, ótimo! Isso é parte de ser referência. Se você tá virando alvo de cópias, é porque tá fazendo algo certo. Não se preocupa com eles, foca no que você tá fazendo.


Agora, se você quer dominar, para de competir e começa a dominar. Como? Ter o melhor produto, conteúdo e, claro, trabalhar mais que os outros. Pra ser melhor que a galera, não tem segredo: se coloca no corre, estuda mais, faz mais. Eu, por exemplo, tô sempre subindo e otimizando campanha. E enquanto isso, tem muita gente que nem chega perto de mim no tráfego.


A chave é praticar. Produza conteúdo, sempre. Faça conteúdo gratuito e pago, mas o segredo é nunca parar. Quer dominar? Primeiro, seja bom no que faz. Segundo, crie o melhor conteúdo possível. E lembre-se: só melhora treinando. Quer ser um excelente gestor de tráfego, pratica, estuda, leia… E aproveite pra ler meus artigos com conteúdo exatamente sobre isso.


4. Como fazer uma boa estrutura de campanha de remarketing?

Resposta. Depende. Não tem uma fórmula de campanha de remarketing, então, depende do seu objetivo. 


Por exemplo, se eu estou fazendo um anúncio de lembrete para quem já se cadastrou na minha aula, isso é um remarketing. A ideia é atingir quem já demonstrou interesse, como quem se inscreveu no evento ou na aula. Ou seja, é um anúncio direcionado para um público que já tem algum nível de envolvimento com o que você está oferecendo.


5. Pedro, a boa é se especializar em uma fonte de tráfego pra se diferenciar no mercado?

Resposta. Um bom e sonoro NÃO.

Se você quer ser gestor de tráfego, precisa ser versátil. Tem que entender um pouco de Meta Ads, um pouco de Google aDS, e por aí vai. Não dá para ser um expert no Google e zerado no Meta. As empresas vão sempre precisar de alguém que saiba fazer anúncios em mais de uma plataforma. Então, ao invés de se especializar demais em uma só, foque em desenvolver suas habilidades em muitas diferentes.


6. Pedro, aprendi a anunciar, como fechar um cliente?

Resposta. Estudando seu cliente. Quem ele segue? Onde ele está? Como posso entrar em contato?

Achou as informações? Aí tá hora de fazer uma abordagem, que deve seguir uma estrutura como essa:


  • Cumprimento;

  • Quem sou eu e o que eu faço;

  • Como eu te encontrei;

  • Prova social;

  • O que você entrega;

  • Escassez (se ela for real);

  • Chamada para reunião com opções de dias e horários.


Aqui vai um exemplo:


“Oi, Amanda! Tudo bom? Sou especialista em otimização de vendas de imóveis por meio de anúncios online. Encontrei seu perfil enquanto estava procurando por referências de anúncios de venda de imóveis. Hoje eu trabalho com 4 imobiliárias de outras cidades e os resultados são incríveis. Estou buscando mais uma imobiliária para analisar o potencial de crescer com anúncios online. Você conseguiria um horário para eu te dar uma consultoria individual gratuita na quinta ou sexta-feira às 14h?”


Faça isso 100 vezes por dia. Você vai ouvir MUITOS nãos, tá, não se frustra imediatamente. Mas, em um mês, é impossível que você não tenha pelo menos 10 chamadas agendadas. Desses 10, se uma der certo, você já fechou seu contrato e vai fazer os anúncios dessa pessoa.


E essa consultoria? Bom, é isso mesmo. Você vai ouvir a situação da pessoa e usar seus conhecimentos para tentar ajudá-la. Ao final, você decide se vale a pena fazer uma oferta ou não. Se não, agradece o tempo dela e diz que está torcendo para que dê resultado. Se sim, pede um tempinho pra preparar a proposta e já marca a próxima reunião, que deve acontecer no máximo até o dia seguinte. É nela que você vai vender.


É lógico que daria para aprofundar esse assunto bem mais e melhorar essa mensagem, mas o 80/20 da coisa é fazer uma abordagem personalizada e ter VOLUME de prospecções. Uma hora o cliente vem.


7. Os resultados de uma campanha ficam dentro de uma estimativa do objetivo, como alcance, cliques e conversões deles?


Resposta. Estimativa do objetivo sendo algo que a campanha te mostra, como métricas do tipo "Estimamos que você vai alcançar (um número tal) de pessoas, gerar tantos cliques e tantas conversões."


Mas, na real, não costuma ser assim. Isso é bem imprevisível. A campanha pode dar uma previsão, mas ela não sabe:


Qual é a qualidade do seu criativo, a qualidade dos seus públicos, o quanto o público vai engajar, se o público te conhece, se o seu criativo presta, se os conjuntos de anúncios que você fez se comunicam bem, se tem sobreposição de públicos… Muitas possibilidades. Então, essa estimativa inicial, na maioria das vezes, não é muito precisa.


Se você quer aprender mais sobre campanhas, incluindo otimizações, relaxa, que eu tenho até um artigo bem legal sobre isso, te ensinando a escalar o resultado das suas campanhas. Aproveite, favorita e vai ler depois.




8. Como gerar conteúdo para e-commerce?


Resposta. Bom, primeiro preciso saber qual e-commerce você tem, pra poder falar do produto, das qualidades dele, e até dos bastidores.


Imagina que, sei lá, você vende uma garrafa d’água e tem um e-commerce especializado nela. Você precisa ser um EXPERT nessa garrafa d’água, saber tudo sobre ela. Dizer porque ela é diferente, porque ela é f*da, como ela é feita, como que guarda a garrafa, como fazer ela durar mais, por que ela é a mais especializada do mercado… Enfim.


Bons criativos, imagens bonitas no feed, aquele conceito de "feed porn", com fotos incríveis do seu produto, também te ajudam. Os e-commerces que souberem criar conteúdo de qualidade para suas lojas vão se destacar demais!


E por falar em bons criativos, cara, vai ler o artigo do blog sobre anúncios impossíveis de serem ignorados, pra você aprender a vender o seu produto e uns princípios de copy que vão te ajudar muito. Por isso, respira, separa mais uns minutos, clica aqui e já vai ler esse artigo depois desse nosso post.




9. Como ter acesso à conta do cliente para gerenciar o tráfego dele? O que fazer pra conseguir organizar o ambiente "pré-tráfego"?


Resposta. O cliente deve criar o Business Manager e te conceder o acesso. E se ele não souber como fazer isso? Nesse caso, você pode criar o Business Manager para ele, mas deverá pedir os dados necessários. Se ele se mostrar relutante em compartilhar, como, por exemplo, dados de cartão de crédito, bom, chama o cara, faz uma reunião onde ele possa compartilhar a tela e você orienta passo a passo o que fazer.


Eu, pessoalmente, prefiro que o cliente crie e administre a conta. Na minha experiência, sempre que um cliente me coloca diretamente em sua conta, facilita o processo. Eu, por exemplo, criei um vídeo de 5 minutos explicando como dar acesso ao meu e-mail, e basta o cliente assistir e me fornecer acesso à conta. Simples assim.


10. Fiz uma campanha, ela resultou em 156 cliques, mas só 13 mensagens no WhatsApp do cliente. O que eu fiz de errado?!


Resposta. Relaxa, você não fez nada de errado. Isso é bastante comum. É provável que o objetivo da sua campanha tenha sido tráfego, o que explica essa situação. 


O usuário clica no link, mas ao abrir o WhatsApp, ele pode ser questionado: "Conversar com este número?" e muitas vezes ele acaba clicando em "Não", o que faz com que a campanha registre um clique, mas sem iniciar uma conversa.


O que você pode fazer para melhorar é testar o objetivo de engajamento. 


Embora o custo por clique seja mais alto, a vantagem é que muito mais pessoas que clicarem para iniciar uma conversa realmente vão, de fato, fazer isso. Portanto, não foi erro da sua parte, apenas uma questão de escolher o objetivo mais adequado para o tipo de interação que você procura ter.


CONCLUSÃO


Beleza, deu pra sacar a qualidade das dicas e estratégias que compartilhei, né? A consultoria que fiz na Comunidade Sobral foi um verdadeiro laboratório de aprendizado e troca de experiências, e aqui ficou uma versão mais destacada dela. 


O que ficou claro é que não existe mágica, mas muito trabalho duro, comprometimento com o que fazemos, e claro, a prática constante. Se você quer se destacar no tráfego pago, o segredo está em entender seu público, criar conteúdos de valor e ter sempre em mente que os resultados vêm com consistência e otimização.


Aqui, te respondi às dúvidas mais frequentes, mas a maior lição é que não tem atalhos: o sucesso vem com a decisão de estar sempre em ação e melhorando. E não se esqueça: o que realmente importa é a sua vontade de aprender, testar e aprimorar, pois é assim que você vai construir sua autoridade e alcançar resultados incríveis.


Já tá na hora, depois dessa leitura, de ir para o próximo nível. O conteúdo que compartilhei aqui é só o começo de um caminho que exige dedicação e esforço, mas dá resultados, então, não pare, continue praticando e nos vemos, até a próxima!


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