Como fazer testes no tráfego pago e melhorar seus resultados
Se você é gestor de tráfego, sabe que dar início a uma campanha pode ser um momento cheio de dúvidas. Com tantas atualizações, novas regras, formatos e tendências, até os mais experientes se sentem desafiados.
Mas aqui você vai encontrar um guia prático com as melhores dicas sobre testes de anúncios online. Vou te mostrar como testar sem medo de errar, otimizar seus resultados e, finalmente, parar de desperdiçar dinheiro com campanhas que não funcionam.
A verdade é que cada centavo investido em tráfego pago é um teste. Cada campanha colocada no ar já tá te ensinando alguma coisa. E o segredo do sucesso? Encarar cada teste como uma chance de aprender o que realmente funciona pra você.
Sabe aquele momento “AAAH tá, agora entendi!” que dá um clique na sua mente e clareia tudo? Pois bem, ele começa agora. Bora transformar seus investimentos em resultados incríveis, fazer campanhas que engajam e geram valor DE VERDADE. Vamos nessa!
TESTES E TESTES
Tá, Pedro, mas o que significa testar?
Testar é, basicamente, investir qualquer valor em uma campanha e analisar os resultados.
Por exemplo, ao criar uma campanha para um público específico com um anúncio definido, mesmo que você não esteja comparando esse anúncio com outro ou testando diferentes públicos, você está colocando aquela configuração em avaliação prática.
Ou seja, sempre que você coloca dinheiro em tráfego pago, você tá realizando um teste e validando uma hipótese.
Claro, você pode fazer testes comparativos mais estruturados, como rodar campanhas para o público A e o público B, analisando qual dessas campanhas performa melhor.
Qual deles gera mais vendas, mensagens ou seguidores? Esse é o chamado teste comparativo.
Mas mesmo que você invista apenas no público A, pode realmente afirmar que não está testando? Não faz sentido. Qualquer investimento no tráfego pago já é, em essência, um teste, como falei antes. Porque você sempre vai colher algum resultado dali, seja ele negativo ou positivo. São como experimentos.
Até porque, nada que você vê na internet, principalmente anúncios, são feitos “do nada”, não é mágica, é trabalho. Toda vez que você vê um anúncio na internet, há um profissional por trás dele. Ou mais de um.
Pode ser um gestor de tráfego, uma agência ou alguém que configurou aquele anúncio em uma plataforma de publicidade. Quando a gente cria um anúncio em qualquer ferramenta, não estamos só elaborando um criativo; estamos montando toda uma estrutura, que envolve:
Campanha
Conjunto de anúncios
Anúncio
Essa configuração básica é comum a praticamente todas as plataformas de tráfego pago: Meta, Google, TikTok, Pinterest, Twitter, entre outras.
O passo número um pra você entender o que deve testar e como deve testar é esse: entender a estrutura da campanha.
MAS, antes da gente entrar no conteúdo mais denso, eu já sugiro que você clique nesse link aqui para ler depois, e deixe favoritado. É um artigo do blog falando dos 7 erros mais comuns cometidos por gestores de tráfego quando vão rodar campanhas. Tem tudo a ver com esse artigo de hoje e acho que vai complementar seu raciocínio.
Dito isso, vamos voltar a entender melhor como os anúncios funcionam e a estrutura do Meta Ads. Para não te sufocar de conteúdo, escolhi mostrar a estrutura da Meta mesmo, mas tem outras.
Para que um anúncio chegue até as pessoas certas, você precisa configurar essas três "caixas": campanha, conjunto de anúncios e anúncio. Cada uma delas possui configurações específicas, que são fundamentais para os resultados das suas campanhas. Mas calma que vou detalhar isso melhor.
Vou montar uma legendinha aqui pra te facilitar:
Legenda:
📌Configuração de boas práticas.
⭐Teste de alto impacto. Esse emoji significa “teste que muda tudo”, que faz a diferença nos seus resultados.
Dentro da campanhas as configurações ficam assim, no passo a passo:
( ) Objetivo ⭐
( ) Manual ou Advantage 📌
( ) Nome
( ) Catálogo
( ) CBO/ABO 📌
( ) Orçamento diário ou total 📌⭐
( ) Programação
( ) Estratégia de Lance 📌
( ) Teste A/B
Orçamentos CBO e ABO.
No Meta Ads, você pode definir o orçamento de duas maneiras: no nível da campanha (CBO) ou no nível dos conjuntos de anúncios (ABO).
Com a configuração CBO, o Meta Ads decide automaticamente como distribuir seu orçamento entre os conjuntos de anúncios configurados. Ou seja, ele direciona mais verba para os conjuntos que, segundo seus algoritmos, têm maior probabilidade de gerar resultados.
Já na configuração ABO, você tem controle total sobre quanto deseja investir em cada conjunto de anúncios. Isso é ideal para quem prefere gerenciar o orçamento de forma mais personalizada e estratégica.
“Entendi, Pedro, mas o que é a programação de anúncios?”
A programação de anúncios permite definir se seus anúncios serão exibidos 24 horas por dia ou apenas em horários específicos. Por exemplo, se você gerencia o tráfego de um delivery, o ideal é que os anúncios sejam veiculados apenas durante os dias e horários de funcionamento do estabelecimento. Vai depender mesmo do seu objetivo com esse anúncio e também como ele conversa com o produto ou serviço que você tá anunciando.
Tá, agora usando as mesmas legendas, eu vou te explicar as configurações dentro do conjunto de anúncios.
( ) Nome (não tem muito impacto nos seus resultados).
( ) Localização da Conversão 📌
( ) Meta de desempenho 📌
( ) Pixel
( ) Evento de conversão (eu dizendo pra Meta: consegue X resultado pra mim). ⭐
Padrão
Personalizado
Conversão Personalizada
( ) Configuração de atribuição 📌
( ) Orçamento diário ou vitalício (se a campanha for ABO)
( ) Programação
( ) Início / Término
( ) Advantage Plus com sugestão ou não. 📌
( ) Público "original" ⭐
( ) Novo ou público salvo.
( ) Público personalizado. ⭐
( ) Localização. ⭐
( ) Idade. ⭐
( ) Gênero. ⭐
( ) Direcionamento detalhado Advantage + (interesses) ⭐
( ) Idioma. 📌
( ) Manual ou Advantage
Pedro, o que é isso de Pública Advantage Plus?
O Público Advantage+ é uma funcionalidade do Meta Ads que basicamente permite que a própria plataforma encontre o público ideal para o seu anúncio. Além disso, há a opção de usar as "sugestões de público" dentro do Advantage+:
Ao selecionar essa opção, você pode fornecer algumas sugestões de público, e o Meta Ads fará o trabalho de localizar eles para seus anúncios. Se preferir não utilizar essa funcionalidade, basta clicar em "mudar para as opções originais de público".
Essas são as partes essenciais da sua configuração de campanhas no Meta Ads.
Já que terminamos elas, vamos às configurações dos anúncios:
( ) Nome dos anúncios
( ) Parceria
( ) Página
( ) Perfil Comercial do Instagram
( ) Criar anúncio ou usar publicação existente.
( ) Anúncios com vários anunciantes 📌
( ) Formato (flexível, imagem, vídeo, carrossel, coleção) ⭐
( ) Fontes de anúncio (anúncios vão ser puxados do meu site)
( ) Mídia (imagem ou vídeo) ⭐
( ) Textos principais
( ) Títulos principais
( ) Descrições
( ) Otimização por pessoa. 📌
( ) CTA
( ) Destino (site, ligar, whatsapp, experiência instantânea) ⭐
( ) Rastreamento
( ) Parâmetros de URL
Eu sei, calma, parece muito detalhe, todo esse conteúdo pode parecer pesado. Mas tô falando de todos esses temas porque quero que você entenda que explorar uma ferramenta de tráfego pago exige dedicação e método.
É assim que eu faço: analiso cada ponto, cada configuração possível, e anoto tudo.
Se você começar a assistir às minhas aulas de toda terça-feira, no canal Subido, às 15h, você vai poder ver várias aulas com boas práticas para testes e se familiarizar mais ainda com esse conteúdo: mas se lembra de que isso não substitui a sua responsabilidade de entender as estruturas e experimentar.
Por isso, vou deixar um passo a passo fundamental pra você sempre seguir.
1. Compreenda a estrutura das campanhas.
2. Saiba fazer uma estrutura baseada em boas práticas.
3. Identifique as variáveis de maior impacto.
4. Escolha uma ou mais variáveis para testar.
5. Defina um método de teste eficiente.
Seguindo esses passos, você estará no caminho certo para ter resultados sólidos no tráfego pago. E, sinceramente, se você ainda quiser mais material sobre como escalar resultados nas suas campanhas, relaxa, que tem. É só ler esse artigo aqui do blog DETALHANDO estratégias para ter campanhas de sucesso, e como fazer otimização, quando fazer, o que precisa mudar… Um bom guia para você chegar arrasando nas suas campanhas. Favorita e leia depois desse.
COMO UM SUBIDO DEVERIA TESTAR
O primeiro de todos é meio que “simplesmente testando”.
Faça testes com o carro andando.
A melhor forma de testar suas campanhas é entender que cada centavo investido é uma oportunidade de analisar os resultados, enquanto a campanha tá lá funcionando. Não tem como realizar novos testes sem investir na fonte de tráfego.
Enquanto suas campanhas estiverem ativas, é fundamental monitorar os resultados de perto e fazer ajustes sempre que necessário. A frequência recomendada para essas alterações é uma média como essas:
Orçamento: a cada 2 dias.
Públicos: a cada 4 dias.
Criativos: a cada 2 a 3 dias.
Estrutura de campanha: a cada 7 dias.
“Ok, mas como eu sei se meu teste funcionou direito?”
O resultado do teste vai indicar se você está no caminho certo ou não. Você precisa ter escolhido um OBJETIVO antes de testar.
Se ele foi alcançado, ótimo, significa que funcionou. Caso contrário, é hora de continuar testando e ajustando.
2. Isole as variáveis nos testes.
Testar é essencial para descobrir o que realmente funciona em suas campanhas. Você pode experimentar diferentes imagens, públicos, vídeos ou títulos para identificar quais geram melhores resultados. E vai isolando esses resultados.
Também é possível testar qual página de destino tem maior impacto para o seu anúncio. Esses são exemplos de testes onde UMA única variável é isolada.
Por exemplo, para testar a variável “público”, você pode usar o mesmo anúncio em diferentes grupos de anúncios, alterando apenas o público. Assim, é possível identificar qual público responde melhor ao mesmo criativo.
Agora, se o objetivo é testar qual anúncio tem melhor desempenho, mantenha o mesmo público em grupos de anúncios diferentes, mas insira um criativo único em cada grupo. Dessa forma, você descobre qual anúncio entrega melhores resultados.
Em ambos os casos, o princípio é o mesmo: manter a estrutura da campanha e o investimento iguais, alterando apenas a variável que você quer testar. Isso garante que os resultados sejam claros e focados no que você deseja analisar.
3. Detalhamento de elementos de criativos dinâmicos.
Esse é um bom teste pra fazer na hora de configurar sua campanha. Imagina que você tá configurando o seu anúncio, ali você vai ter a opção de colocar vários textos principais, vários títulos da sua campanha, várias descrições. Depois que a campanha tá rodando, é só você entrar nela, ir lá em meus anúncios e clicar em “Detalhamento”:
Depois, você procura por “Elemento de criativo dinâmico”, e seleciona, por exemplo, título:
Esse é um jeito muito simples e efetivo de analisar os testes que você tá fazendo.
4. Faça testes A/B.
Esse é o teste que serve pra testar:
● Criativo;
● Público;
● Posicionamento;
● Personalizado (outra palavra para qualquer coisa da campanha que você for rodar).
Na hora de configurar sua campanha você pode ativar a opção “teste A/B”.
Depois de configurar a sua campanha, tem essa janela:
A versão A é a campanha que você configurou, enquanto na versão B você pode escolher entre as opções “Fazer uma cópia deste anúncio” ou “Escolher outro anúncio existente”. Meu costume é ir nessa primeira opção. Depois disso, você clica em “Avançar”.
E depois, você clica na opção em que você ler “Selecione uma variável para testar” e escolha uma dentre as 4 opções.
Isso vai fazer com que o próprio Meta Ads possa avaliar qual variável traz mais resultados em suas campanhas a partir de um teste A/B.
Eu, particularmente, não sou muito de usar essa possibilidade de teste se eu posso fazer manualmente.
MAS estas são as 5 maneiras de fazer testes, bem explicadas, para que você estude, aplique e veja qual é a melhor pra você.
O mais importante não é como fazer os testes, mas o que você sabe sobre os testes que anda fazendo.
Até porque isso exige o conhecimento básico (desprezado por muitos gestores de tráfego) sobre a estrutura de uma campanha dentro da fonte de tráfego. Por isso, se você dominar a estrutura da campanha e suas variáveis, não tem como errar nos testes.
Bom, é o que eu tô falando pra você. Sério, vai sem medo: teste muito e teste sempre; quanto mais testes, mais resultados, e maior será o seu domínio sobre a estratégia de tráfego, fechou?
Fica a dica de mais um artigo legal para te ajudar no seu estudo de hoje, sobre análise e otimização de métricas. Já que estamos falando de testes e resultados, vai ser um conhecimento bem apropriado pro momento.
CONCLUSÃO
Dá pra concluir que todo investimento em tráfego pago é um aprendizado contínuo, que todo teste é um investimento e é essencial para o sucesso dos seus resultados. Aprender a estruturar campanhas, identificar variáveis-chave e aplicar testes eficientes faz toda a diferença nisso, e ficar mergulhando no conhecimento básico de tráfego pago também.
Por isso, lembra de que ajustes constantes, baseados em dados, são parte fundamental do processo, é o que vai colocar você à frente da concorrência.
Depois de ler esse artigo, aproveite cada oportunidade para testar, medir e melhorar. Afinal, o sucesso em tráfego pago não vem de fórmulas mágicas, mas de prática, análise e aperfeiçoamento constante.
Agora, é hora de aplicar o que você aprendeu e fazer suas campanhas serem f*das.