Como fazer campanhas para vender muito na Black Friday
A Black Friday está chegando e, se você ainda não começou a aquecer a galera e a captar leads, é a hora de mudar o jogo.
Essa é a oportunidade do ano de fazer caixa e botar a sua marca no radar de milhares de clientes em potencial, e eu vou te ajudar nessa.
Nesse artigo, vamos quebrar tudo em 3 pilares de uma estratégia de sucesso para Black Friday: Planejamento, Promoção e Produto. Esses são os três P’s que o Jesué Tomé, gestor de tráfego e aluno da nossa comunidade, usou para faturar R$ 600k com a sua marca Alfa Skate na Black Friday.
Bora aprender o que ele fez e transformar sua campanha?
PRIMEIRO P: PLANEJAMENTO
Idealmente, ele começa quatro meses antes da Black Friday. Pois é, começar cedo é a chave, mas fica tranquilo que, se você não começou antes, ainda dá tempo de fazer muita coisa.
Dá uma olhada em como se preparar:
1. Faça Estoque Estratégico
Garanta que você tenha estoque suficiente para o aumento de demanda. Já pensa em produtos que podem virar o carro-chefe e que terão alto giro no evento.
Monte uma lista VIP. Ofereça exclusividade para os leads mais engajados e abra a oferta primeiro para eles – é uma jogada que cria ansiedade e acelera conversões.
Meta Clara de Resultados: Defina uma meta para a campanha. Quer atrair novos clientes, liquidar estoque ou aumentar o ticket médio? Ter um objetivo bem definido ajuda a desenhar toda a estratégia.
2. Captação de Leads e Aquecimento
Nos três meses que antecedem a Black Friday, foque em construir uma base de leads e aquecer a audiência:
Anúncios e Conteúdo de Valor: Lance anúncios com foco em atrair leads e mantenha o público engajado através de conteúdos de qualidade – isso vai aquecer esses leads para a oferta final. É como se você estivesse preparando o terreno!
Lista VIP e Exclusividade: Crie uma lista VIP e incentive os leads mais engajados a entrar. Essa lista pode receber acesso antecipado às ofertas. É uma jogada que aumenta a retenção e cria um sentimento de exclusividade que impacta positivamente na taxa de conversão.
Dica de Ouro: Foque nos anúncios com destaque para o que torna a sua oferta a MELHOR do mercado. Pense em narrativas criativas que favoreçam esse destaque, quais são os seus diferenciais e do seu produto. Esse tipo de chamada traz curiosidade e faz o lead querer acompanhar seu conteúdo.
SEGUNDO P: PROMOÇÃO
Agora, meu amigo, é Black Friday, e o consumidor quer o quê? Desconto, promoção, cupom… Você tem que jogar com isso.
Chegou o momento de falar do que você vai entregar na Black Friday. E não adianta só colocar desconto, tem que criar uma oferta que chama atenção e faz o cliente querer apertar o botão de compra na hora.
Para isso, você vai fazer o seguinte.
1. Fazer Segmentação do Público: Frio vs. Quente.
O segredo é dividir o orçamento. Coloque 70% a 80% no público quente – quem já conhece sua marca, quem engajou nos últimos três meses. Esse pessoal já tá perto de converter, então vale dar atenção.
Para o público frio, use 20% a 30% do investimento. Essa galera precisa de mais convencimento, então crie anúncios que apresentam o valor da marca e mostram prova social, como depoimentos. Ou faça anúncios criativos, divertidos, que não fiquem tão na cara que é material de Black Friday, e que as pessoas tenham interesse em assistir pelo storytelling.
Esses criativos podem ajudar a aumentar os seus números de seguidores no Instagram, gerando um bom resultado orgânico. Se você tiver curiosidade de aprender como impulsionar esse crescimento por vias orgânicas, temos um artigo no blog prontinho pra te dar mais informações a respeito. Só clicar nesse link.
2. Pico de Investimento: Estratégia de “Ponta”.
Aproveite a primeira e terceira semana de novembro, onde há mais movimento de clientela, para concentrar os picos de investimento, usando criativos com provas sociais e reviews para fortalecer a autoridade da sua marca.
Faça remarketing para o público quente e awareness para os novos. No Pinterest, por exemplo, você pode rodar anúncios que gerem reconhecimento, enquanto no TikTok aposta em conteúdos mais autênticos e com cara de rede social.
Dica: Campanhas de aquecimento e engajamento são o que vai deixar sua audiência pronta para agir na Black Friday. Nada de empurrar produto direto – ajude o lead a entender que ele tá ganhando ao aproveitar essa chance.
TERCEIRO P: PRODUTO
Finalmente, vamos falar do produto!
A Black Friday não é o momento de testar o que você nunca vendeu, mas de você usar o estoque que já tinha separado pra essa época e pra vender o que você sabe que tem um retorno mais seguro.
Aqui, os best-sellers entram com tudo e, se possível, faça edições especiais só para o evento.
1. Produtos Limitados e Exclusivos
Deixe claro que o produto é exclusivo para a Black Friday. Seja uma edição limitada ou um desconto que só vai estar disponível durante esses dias, crie a sensação de urgência e exclusividade.“Pedro, mas como eu posso passar essa sensação nos meus anúncios, todo mundo vai estar falando algo meio assim”. Se você sente que tem dúvidas de como fazer isso de um jeito convincente, calma, a gente tem um artigo SÓ SOBRE COPY no blog que te ajuda a pensar em uma boa estrutura de anúncio, só ler nesse link.
Tenha opções em várias faixas de preço para atender desde o cliente que tá procurando uma boa oferta até aquele que quer uma compra de maior valor.
Diferencie as Ofertas: Não ofereça o mesmo desconto em tudo. Crie níveis de desconto que permitam que o cliente sinta que está fazendo uma grande compra ao optar pelos produtos de maior valor.
2. Revisite as Provas Sociais
Invista em criativos de review e prova social. Mostre feedback de clientes reais para aumentar a confiança e valorizar o produto.
Unboxing costuma performar bem. Ainda é o tipo de criativo que as pessoas gostam de ver, porque é uma maneira rápida de avaliar a qualidade e o interesse que elas podem ter no produto avaliado por um terceiro. É tipo a “prova prática” mais fácil de ter, sem ser indo atrás do produto para conferir você mesmo.
Esses criativos funcionam MUITO BEM no Instagram e Facebook, onde os leads já estão prontos para interagir e converter.
Toque Final: Campanhas que combinam produto de valor + promoções imperdíveis têm muito mais força. Dá mais incentivo moral para o seu produto e faz com que ele seja desejado de verdade.
BÔNUS: TRÁFEGO PAGO E SEGMENTAÇÃO
E como explorar o tráfego pago na Black Friday?
Instagram e site próprio são canais ideais para garantir que seu público quente converta. Crie anúncios de lista VIP e ofereça experiências diferenciadas para leads mais engajados. Um público quente bem segmentado vai ter uma conversão muito maior e, consequentemente, um ROI mais alto.
Te dar mais uma dica: caso você queira um bom resumo de tráfego pago pra e-commerce, relaxa, você já tem. Está aqui, nesse artigo do blog, com dicas para vendedores iniciantes e para os mais experientes, também.
Mais uma dica que não vou deixar de falar: não subestime o valor do remarketing.
O público que visitou seu site e e-commerce, mas ainda não comprou, está no ponto de conversão. Use campanhas de remarketing para impactar esses leads novamente com os produtos que eles visualizaram ou com ofertas exclusivas.
A Black Friday é mais do que uma data de promoções – é o maior evento do ano para converter leads, aumentar sua base de clientes e fortalecer a presença da sua marca.
Seguindo o planejamento correto, criando ofertas irresistíveis e garantindo um tráfego pago bem segmentado, você consegue maximizar os resultados e realmente fazer a diferença.
Comece agora, porque as campanhas bem-sucedidas de Black Friday são aquelas planejadas com antecedência.
Quer mais dicas práticas? Então é só ler nossos conteúdos exclusivos no painel do blog, onde temos muitos artigos com dicas práticas, métodos e tutoriais sobre marketing digital e tráfego pago.
Para aprender mais sobre estratégias sobre como usar a Black Friday para vender mais (e como escolher o que comprar), não deixe de assistir a minha Live com a Priscila Zillo na próxima terça-feira. Te espero lá.