Copy para Gestores de Tráfego: Os 6 PASSOS para criar ANÚNCIOS QUE CONVERTEM

Introdução ao Tráfego Pago 03 julho 2024
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Copy para Gestores de Tráfego: Os 6 PASSOS para criar ANÚNCIOS QUE CONVERTEM

Introdução ao Tráfego Pago 03 julho 2024

O coração do tráfego pago são os anúncios online. Se você domina eles, automaticamente se torna um dos top gestores do mercado.


Porque lembre-se: você está sempre a um anúncio de distância de dobrar seus resultados. Melhorar seus anúncios é a chave para diminuir seu CPC, diminuir seu CPL, aumentar seus cliques, aumentar suas vendas e todo o resto que você precisa, independentemente do seu nicho ou mercado.


Nesse artigo, eu vou te mostrar, em 7 pilares, todo o meu processo de criação de anúncios e, com certeza, essa live entrará para a lista de aulas essenciais da Comunidade Sobral. Então vamos lá!


Formato


O formato do seu anúncio nada mais é do que as especificações de cada posicionamento das plataformas de tráfego. Um story, por exemplo, é retangular e tem até 15 segundos. Já um post de feed costuma ser quadrado.


Este é o nosso primeiro ponto porque, se você errar isso, já era, não tem muito mais que possa fazer para salvar seu anúncio. Então fique atento a estas peculiaridades de tamanho, proporção e tempo de cada formato.


Camuflagem


Muitas vezes (mas não sempre) um bom anúncio não se parece com um anúncio: ele fica camuflado em meio aos posts orgânicos.


E como fazer isso? Observando a mídia em que você vai anunciar e analisar o que está sendo repetido organicamente. Se você entrar nos stories do Instagram hoje, o que vê? Caixinhas de perguntas, enquetes, gente mostrando a vida, conteúdo misturado com coisas pessoais, etc…


Produza anúncios que se pareçam com essas coisas para que eles fiquem escondidos no meio delas e as pessoas prestem atenção neles sem aquela repulsa natural por anúncios.


Faça algo relacionado à lifestyle, meme, viagem, podcast, print de Twitter e por aí vai. As ideias são infinitas.


O Instagram é a rede social do cotidiano: se você coloca o cotidiano dentro do seu anúncio, ele vai funcionar melhor. Olha para os perfis grandes, vê o que eles tão postando organicamente, e pensa: como eu posso fazer isso no meu anúncio?


Mas não precisa ser sempre assim. Muitas vezes as pessoas já estão prontas para comprar de você, e tudo que querem é receber um anúncio onde você vende na cara dura, como no final de um lançamento, depois que a galera já foi preparada ao longo de todo um evento para comprar e não quer mais enrolação.


Reciclagem 


A reciclagem é a arte de produzir e multiplicar anúncios sem precisar criá-los do zero, e existem duas formas de fazer isso:


a) Reaproveitando o orgânico


Pegue posts que tão dando bom no orgânico e os transforme em anúncios. Não tem nada

melhor pro especialista do que isso, porque assim ele mata dois coelhos com uma cajadada só. 


b) Multiplicando formatos


Pegue um anúncio que tá dando bom e adapte a ideia para outro formato. Crie diferentes

formas de comunicar a mesma coisa, porque, muitas vezes, o que está bombando é a ideia,

não o formato.


Estrutura de um anúncio que funciona

Essa é a estrutura que eu costumo seguir nos meus anúncios: 



Em 90% das vezes, gosto de fazer isso deixando o cara com a sensação de que estou falando diretamente com ele, ativando o gatilho do “aaaaaah, ele tá falando comigo”, através de 4 tipos de ganchos diferentes:


Pergunta 


Começo o anúncio com uma pergunta que toca em dores, desafios, desejos, conflitos,

dilemas ou dúvidas que o lead já tem. Por exemplo:


“Por acaso você não aguenta mais jogar dinheiro fora com anúncios online e não ter o

resultado que esperava?” (Dor)


“Você até quer começar a anunciar na internet, mas morre de medo de jogar dinheiro

fora?” (Desafio ou dilema)


“Você já pensou em anunciar na internet mas nunca sabe por onde começar? Se é no Facebook, no Google, pelo botão impulsionar…?” (Dilema)


“Como criar um anúncio que converte?” (Dúvida)


Sacada contraintuitiva


Vá contra algo do senso comum. Pergunte-se: o que todo mundo acredita ser mentira mas é verdade? O que todo mundo acredita ser verdade mas é mentira?

Teve uma época em que os gestores de tráfego estavam falando muito mal do botão impulsionar, aí eu rodei um anúncio tipo assim: “Você sabia que uma das melhores maneiras de bombar seu Instagram é através do botão impulsionar, diferente do que muito anunciante fala pra você?”

É impossível um gestor não prestar atenção em mim quando eu falo isso.


História


Conte uma história sua, de alguém que você conhece, de algum cliente ou mesmo uma

história fictícia. Sabe aquele papo: “família é tudo igual, só muda o endereço”? Isso vale para o seu público-alvo. Mesmo que ele seja composto de pessoas diferentes, todas elas compartilham das mesmas dores, desafios, dilemas, etc. 

Se você contar uma história que aborda esses pontos, com certeza vai capturar a atenção do lead. Tem outras formas de fazer um gancho? Com certeza. Mas essas, para mim, são as melhores e sempre geram resultados.


Corpo e CTA


Feito isso, só falta colocar o corpo e o CTA para finalizar o anúncio.

Para fazer um bom corpo, tudo que você precisa é responder a três perguntas: o quê, quando e onde? Por exemplo:

“Na próxima terça-feira, às três horas da tarde [QUANDO], no meu canal no Youtube [ONDE], eu vou dar uma aula ao vivo ensinando tudo que eu sei sobre como fazer anúncios online [O QUE]. Para se cadastrar, clique no botão e garanta o seu lugar.” [CTA]

Dá pra fazer isso com qualquer nicho, é só se perguntar o que todo mundo que é seu

cliente já passou. Pra hamburgueria, por exemplo, você pode colocar alguém para contar a história de quando o lanche não chegou? Ou chegou frio? Ou chegou errado?


Segmentado 


Esse gancho é um dos mais poderosos que existem e consiste em criar o anúncio a partir

das segmentações de público-alvo das ferramentas de tráfego. Você abre sua conta de anúncios do Facebook, vê que lá tem uma segmentação específica, como o interesse em Mary Kay, e grava um anúncio só em cima disso: “Como eu venderia Mary Kay com anúncios online?” No meu último lançamento eu fiz isso aos montes (usando, inclusive, o público de Mary Kay). Você nunca vai ter uma ideia dessas se não olhar, primeiro, para a segmentação.


Para descobrir o que funciona melhor no seu caso, você deve testar. Mas existem segmentações que sempre vão funcionar, como as de localização, idade, gênero e mês de nascimento. Mas não deixe de explorar os públicos de interesse.


“Se você quer aprender mais sobre esse assunto [O QUE], eu vou te ensinar tudo sobre ele na próxima terça-feira, às 15h [QUANDO], no meu canal no Youtube.” [ONDE]. Para se cadastrar, clique no botão e garanta o seu lugar.” [CTA]


Agora, se você quiser fazer um anúncio mais elaborado, pode seguir uma variação dessa estrutura principal, que é:


A ideia é a mesma, mas, ao invés de só responder somente o quê, quando e onde, você também entrega um mini-conteúdo que gera um conflito e entrega uma resolução.


Conflito nada mais é do que um problema, uma dúvida ou algo que a pessoa não sabe, e, normalmente, você vai conseguir iniciá-lo com um gancho que levanta um dilema ou uma dúvida.


Um exemplo de anúncio seria assim:


Nesse caso, o conflito é a diferença entre o botão impulsionar e o gerenciador de anúncios, e a resolução é o cara entender a diferença entre os dois.


Outro exemplo, para o nicho de emagrecimento, seria:


Não tem segredo: é só seguir isso e não viajar na maionese que vai dar bom!


Facilidade


Se você pegar o que eu te falar agora, você tá RICO!



Esse ponto consiste em facilitar a gravação de anúncios do especialista. E existem três formas de fazer isso:


a) Lista de temas:


Monte uma lista com, pelo menos, 50 temas de anúncios para seu expert.

Aqui não tem certo nem errado, você só precisa vomitar ideias no papel, porque essa lista serve para o especialista ter mini brainstormings e tirar inspirações de anúncios.


Aqui está um curtinha que eu fiz:


Só da nutricionista bater o olho em “2 tipos de pessoas”, ela já pode ter a ideia de um anúncio sobre: “Mulheres que acham que precisam de dieta para emagrecer e mulheres que sabem que precisam de organização”.


Se você monta isso para o seu cliente, ele nunca mais te manda embora.


b) Checklist de quantidades, formatos e etapas: 


Envie para o cliente uma lista organizada com tudo o que ele precisa gravar para o lançamento.


Muitas vezes o especialista fica perdido no meio do processo, e nada melhor do que isso para ajudá-lo.


Exemplo:



c) Gravação


Entenda: antes 20 anúncios imperfeitos do que 1 perfeito.


Todo esse tópico gira em torno de você (ou o especialista) diminuir o tempo médio por gravação de anúncio, que inclui desde a etapa de se arrumar até a hora que desligar a câmera. Se, desde o banho pra ficar bonitinho até o último anúncio, você gastar 4 horas e gravar 40 anúncios, quer dizer que gastou 6 minutos por anúncio.


Por isso, você deve pensar em modos de facilitar a gravação, principalmente encontrando a forma que mais gosta de gravar. Se é usando a câmera frontal do celular, que seja; se é sempre no mesmo cenário, que seja; se é trocando de lugar, que seja!


A ideia é não tornar a gravação nem uma eternidade nem um inferno. Quantidade e facilidade são rei e rainha aqui. Para fazer todos os pontos anteriores com maestria, você precisa ter o hábito de roubar anúncios de outras pessoas.


Não roubar pra valer, mas criar uma pasta no computador onde você reúne anúncios de vários nichos e especialistas diferentes como fonte ideias para seus clientes.


Se você “roubar” 10 anúncios por semana, em um ano terá 520 referências. Com um pouco de disciplina, você tem material pra vida inteira. Em qualquer lançamento que você entra com isso em mãos, já tá anos luz na frente de qualquer outro gestor.


Análise de anúncios 


Nessa aula também tivemos uma análise de anúncios no melhor estilo #PedroCasimiro.

Obviamente, não dá pra trazer tudo isso para um artigo, então eu recomendo fortemente que você veja a aula 192 na íntegra. 

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