Tráfego Pago: O guia completo para começar e ter resultados rápidos
Fala, meu povo!
Esse post é mais direcionado pro pessoal que tá começando agora. Diferente daquele meme “eu não tenho paciência pra quem tá começando”, aqui não é assim: todo subido e toda subida, do mais iniciante ao mais avançado, têm o seu lugar garantido.
Vocês sabem que o mercado digital tá crescendo exponencialmente e, com ele, surgem oportunidades em profissões como, lógico, a de gestor de tráfego.
Se você tá pensando em fazer transição de carreira, ganhar uma renda extra ou simplesmente se perguntando se vale a pena mesmo investir um tempo de esforço e o estudo nessa área… Eu vou te explicar, em apenas um artigo, que SIM, vale, e o que você precisa fazer pra começar com o pé direito, ganhar dinheiro rápido e ter resultados consistentes.
Chega mais!
MOTIVOS PARA COMEÇAR NA CARREIRA
A gestão de tráfego é uma profissão muito procurada e rentável porque, pra começar, o gestor de tráfego COLOCA DINHEIRO NO BOLSO DO CLIENTE DELE.
O gestor tem uma influência MASSIVA nos resultados financeiros das empresas.
Quando você ajuda um negócio a atrair clientes e aumentar as vendas, sua contribuição é percebida como indispensável, incentivando investimentos contínuos nos seus serviços.
Isso cria um ciclo em que o sucesso do cliente impulsiona diretamente o seu próprio sucesso, por isso essa é uma profissão que reúne mais e mais adeptos e não satura tão facilmente.
Então, você junta:
Demanda constante e crescente.
A internet se consolidou como o principal canal de comunicação, o que se reflete também nos negócios. Empresas de todos os tamanhos precisam atrair e converter clientes por meio de plataformas online e redes sociais.Isso requer a expertise de gestores de tráfego que entendam estratégias de anúncios pagos e orgânicos.Eles usam ferramentas como o Google Ads e Meta Ads como alicerce desse trabalho, permitindo a criação de campanhas altamente segmentadas que conectam produtos e serviços ao público certo. Para quem domina essas plataformas e mais alguns conhecimentos, o mercado nunca para de oferecer oportunidades.
Barreira de entrada baixa.
Diferente de muitas outras profissões, começar na gestão de tráfego exige mais dedicação do que investimento financeiro. A real é que, na gestão de tráfego, o primeiro passo não é investir dinheiro, mas dedicar tempo.
(Inclusive, é de graça participar das minhas aulas ao vivo sobre anúncios online toda terça-feira, às 15h. 🙂)
3. Liberdade geográfica e flexibilidade.
Imagine trabalhar de onde quiser, o sonho do home office. Com um laptop e acesso à internet, você pode gerenciar campanhas para clientes de qualquer lugar do mundo. Isso faz da gestão de tráfego uma excelente escolha para quem valoriza flexibilidade e qualidade de vida. E, como eu sempre digo, a gestão de tráfego também te dá dinheiro, e o dinheiro consegue pra você o quê? Liberdade. Liberdade para poder escolher. De onde trabalhar, onde viver, onde morar, no que investir, que sonhos colocar em prática e até ter sonhos maiores, que outras profissões não pagariam.
Essa flexibilidade permite que você também escolha como trabalhar do jeito que é mais confortável pra você e ter um estilo de vida mais tranquilo, no seu ritmo, fazendo seus horários, com pouca ou quase nenhuma exposição da sua vida. Pra quem acha que ganhar dinheiro na internet depende de dancinha ou de botar a cara criando conteúdo, isso não é verdade mesmo.
Aliás, eu tenho um post aqui no blog falando sobre isso, listando maneiras de ganhar dinheiro na internet sem ter que ficar aparecendo. Depois que terminar esse artigo, coloca na sua lista de leitura e confere o texto.
4. Oportunidades ilimitadas com IA.
Apesar do avanço da inteligência artificial, ferramentas como ChatGPT são mais complementares do que substitutivas. Elas podem ajudar a criar textos para anúncios ou realizar análises de dados iniciais, mas o olhar estratégico e a capacidade de adaptação às nuances do mercado continuam sendo diferenciais exclusivos do gestor de tráfego.
O QUE FAZ UM GESTOR DE TRÁFEGO
Tá, te convenci de que VALE ser um gestor de tráfego. Agora vamos te resumir o que um gestor FAZ. Vamos ver aqui no texto o que seria um guia de tráfego pago!
Pra começar, o gestor de tráfego é essencialmente o profissional que conecta pessoas aos produtos e serviços certos. Porém, sua atuação vai muito além de simplesmente "colocar anúncios por aí” e apertar botões. É um trabalho estratégico e técnico que envolve diversas etapas, como planejamento, execução e otimização.
Ele é o profissional que cria uma verdadeira ponte entre consumidores e empresas, usando estratégias que aumentam a visibilidade e as conversões de um negócio.
O trabalho diário do gestor de tráfego envolve diversas etapas, aqui vão algumas delas:
Solicitação de recursos essenciais: verbas, anúncios e definição do destino (site, WhatsApp, landing page, etc.).
Planejamento de verba e público: decidir como os recursos serão distribuídos entre campanhas e segmentações.
Criação de campanhas: configurar e subir anúncios nas plataformas de tráfego pago.
Otimização constante: melhorar os resultados com ajustes frequentes nas campanhas.
Relatórios e comunicação com o cliente: criar relatórios para apresentar os resultados e manter uma comunicação clara e constante.
Reuniões periódicas: alinhar estratégias e expectativas com o cliente.
Validação técnica: garantir que as tags e rastreamentos estão devidamente instalados.
Análise de pontos complementares: verificar fatores externos que influenciam os resultados, como tráfego orgânico, páginas de destino, copywriting, atendimento e até e-mails.
Além de executar essas tarefas, o gestor de tráfego também é um conselheiro estratégico para o cliente, ajudando ele a entender o que está sendo feito com o dinheiro investido.
Eu tenho um post aqui no blog também falando sobre como é essa relação gestor de tráfego e cliente, caso você tenha ficado curioso pra saber. É uma boa maneira de entender mais ainda do dia a dia do gestor, vendo como é a rotina depois de conseguir o primeiro cliente. Clica aqui pra ler depois.
Pedro, e quanto ganha o gestor depois de toda essa brincadeira aí?
Bom, depende. A remuneração depende do nível de experiência e da quantidade de clientes gerenciados. Vamos resumir assim, fazendo uma média do faturamento dos meus alunos:
Nível inicial: de R$ 1.500 a R$ 3.000 por mês.
Intermediário: de R$ 3.000 a R$ 10.000 por mês.
Avançado: de R$ 10.000 a R$ 20.000 por mês.
Com o tempo, gestores experientes podem aumentar sua estrutura, contratar equipes e crescer sem parar (hoje a minha agência fatura múltiplos milhões por ano, com uma margem alta). Foi a minha experiência, e pode ser a sua também.
OS QUATRO PASSOS
Tá, Pedro, e cadê a pegadinha?
É verdade, não há atalhos mágicos aqui. Mas a boa notícia é que o segredo do sucesso está totalmente ao seu alcance: o seu esforço. Com dedicação e foco, você pode construir uma trajetória sólida e alcançar ganhos significativos.
O melhor de tudo? Você está no controle desse processo.
E eu vou te sugerir 4 passos pra você se dedicar REALMENTE e, um dia, chegar a ser um gestor avançado, faturando mais de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por mês.
Vamos começar vendo os primeiros passos no tráfego pago.
1. Aprenda a parte técnica e conquiste seus primeiros clientes.
O conhecimento técnico é a base do trabalho de um gestor de tráfego. O que significa que você vai ter que saber:
Configuração de contas de anúncios, saber criar e instalar pixels.
Criação e segmentação de públicos.
Desenvolvimento e otimização de campanhas.
Relatórios detalhados com uso de ferramentas como GA4, GTM, GLS, entre outras. Trackeamento de dados, dashboards…
“AI MEU DEUS COMO EU VOU APRENDER ISSO?!?”
CALMA!
Tem tudo, ou quase tudo, aqui no blog. E, se você preferir aulas em vídeo, toda terça-feira eu faço uma aula ao vivo e gratuita sobre anúncios online. Para participar é só se cadastrar aqui.
2. Prospectar clientes.
Além disso, VOCÊ TEM que começar a prospectar clientes desde cedo. Esse é um passo conjunto com o de entender a parte técnica. É pra fazer os dois juntos, não um depois do outro.
A consistência é a chave aqui: seja enviando mensagens diretas, criando anúncios para atrair clientes ou utilizando plataformas como Workana e 99Jobs. Uma outra plataforma é a plataforma Contrate um Subido, praticamente um “delivery” de gestores de tráfego, que facilita essa ponte entre empresas e gestores de tráfego (a plataforma é exclusiva para gestores de tráfego da Comunidade Sobral).
3. Gere resultados e retenha clientes.
Gerar resultados consiste em implementar estratégias eficientes e oferecer um atendimento impecável. Para reter clientes:
Esteja disponível para responder dúvidas.
Apresente resultados de forma clara e transparente.
Demonstre interesse em melhorar continuamente o desempenho das campanhas.
Inclusive, tem um artigo aqui no blog sobre o que você precisa fazer para conquistar clientes e fazer eles gostarem MUITO do seu trabalho. Salva aí pra ler depois.
4. Se especialize e amplie sua carteira de clientes.
Escolher um nicho de atuação que você vai ter como clientes, como médicos, arquitetos ou proprietários de lojas e e-commerces, pode ser o diferencial para você se destacar no mercado de gestão de tráfego.
“Tá Pedro, mas lembra de que eu sou iniciante, eu não sei escolher isso…”
Pra escolher um nicho, é só estudar. Começa se informando sobre os diferentes nichos disponíveis, entendendo suas necessidades, as principais demandas, as dores do cliente, e, com base nesses conhecimentos, você define em qual deles você vai se especializar. Não precisa ser em um só, mas é legal começar estudando um nicho específico e mergulhando mesmo nele.
Isso porque se especializar vai te ajudar a construir uma comunicação mais específica com o cliente, e uma oferta de serviços mais alinhada às demandas desse público-alvo, aumentando suas chances de conquistar e fidelizar os clientes desse mesmo nicho que você escolheu.
CONCLUSÃO
Resumo da ópera: a Gestão de Tráfego é uma das profissões mais promissoras da era digital.
Além de permitir que você alcance a sua autonomia financeira, essa profissão te dá a liberdade de organizar a sua rotina do seu jeito, trabalhar de onde você quiser e escolher os clientes que mais combinam com o seu perfil.
Mais do que isso, essa é uma área em constante evolução, com um mercado que valoriza muito quem é realmente bom.
É isso, meu povo! A gente se vê no topo.