Como ser valorizado e não ser demitido pelos seus clientes de tráfego pago
Bem-vindos, meu povo, a mais um artigo para te ajudar a se aprimorar como gestor de tráfego, conquistar mais clientes… Ou, melhor dizendo, nem SEQUER perder clientes. Eu explico!
A gente vai falar hoje sobre COMO EVITAR DEMISSÕES e, mais, COMO SER VALORIZADO pelos seus clientes de tráfego pago. E, acredite, isso depende de você tanto quanto depende do seu cliente. Porque cabe a você manter o cliente tendo uma boa percepção de você, desde o início até o final do seu trabalho.
Portanto, vamos desmistificar esse tabu da demissão de uma vez, para evitar que isso aconteça com você de novo, ou, melhor: para prevenir que não aconteça JAMAIS.
QUATRO PRINCIPAIS MOTIVOS PARA A DEMISSÃO
Primeiro, vamos listar os 4 principais motivos para os gestores de tráfego serem demitidos:
O cliente não sabe o que está acontecendo com o dinheiro dele.
O cliente está se sentindo meio perdido. Ele não sabe o que está acontecendo com o dinheiro dele, não está acompanhando o SEU trabalho. Aí as dúvidas dele começam: será que eu não poderia estar vendo mais resultado com outro? Será que esse cara é tudo isso aí mesmo ou… Está me enrolando?
2. O cliente não sabe se o gestor está fazendo um bom trabalho.
O segundo ponto é que ele não sabe se você está produzindo o MELHOR resultado. Aí ele começa a olhar a grama do vizinho, mais ainda. “Hm, será que esse outro cara aí não entrega mais?”
3. O cliente não sabe se o trabalho do gestor está gerando bons resultados.
O terceiro ponto está relacionado com o segundo. Se ele não sabe se o seu trabalho está bom, se está gerando o melhor resultado, ele começa a ponderar sobre O QUÊ são bons resultados.
Basicamente, ele está questionando o seu trabalho integralmente, mesmo, e até mesmo como funciona o trabalho de um gestor de tráfego.
4. O cliente não está satisfeito com os resultados.
Às vezes, por desconhecimento do ramo, o cliente pode achar que o gestor de tráfego faz milagres. E está com uma expectativa irreal, que ninguém poderia atender, mas essa expectativa poderia muito bem ser puxada para a realidade SE VOCÊ tivesse feito um atendimento melhor e acompanhamento melhor do seu cliente.
Evite que seu cliente se decepcione com você por expectativas puramente irreais.
Com as conversas certas, informações transparentes e honestidade, seu cliente pode muito bem ter os pés no chão, sim.
Aí chegamos em algumas maneiras de resolver esses problemas, antes mesmo que eles aconteçam.
COMO EVITAR A DEMISSÃO
A solução é simples, mas não é fácil:
Alinhe expectativas
Entregue resultados
Mostre os resultados
Vá além do que foi prometido
Acontece o seguinte: a felicidade = realidade - expectativas. Se o seu cliente tem expectativas BIZARRAS, é claro que ele não vai ficar feliz, porque as expectativas excedem a realidade.
Então, o seu dever é alinhar expectativas para que elas sejam concretas e razoáveis. Sendo assim, é muito mais provável que a sua entrega o satisfaça, e, melhor ainda, que você possa se esforçar para entregar mais do que ele espera.
Mas, para isso, ele precisa ENTENDER o seu trabalho. Estar familiarizado com o que ele pode esperar de um gestor de tráfego.
Por isso, o alinhamento de expectativas é um dos passos mais importantes e deve ocorrer nos seguintes momentos:
Reunião de fechamento: Aqui, você cria expectativas para o cliente. Mostre o que é possível com o investimento dele, mas sem promessas irreais.
Onboarding do cliente: Alinhe as expectativas quando o cliente já está na sua carteira.
Quando os resultados não são bons: Realinhe as expectativas novamente.
IMPORTANTE: No processo de onboarding, é bem relevante você ter algum cuidado. É quando você está chamando o seu cliente para “a sua casa”. Você não quer recebê-lo em um lugar mal planejado, descuidado, desorganizado. É claro que isso já vai atrapalhar a confiança que ele vai ter em você e no seu trabalho.
Também por isso, é bom seguir as 7 etapas do onboarding, para ter certeza de que você está recebendo bem o seu cliente:
Solicitação de informações contratuais: Peça as informações por meio de um Google Forms (e-mail, CNPJ, endereço, etc.)
Análise prévia do cliente (dever de casa): Faça pesquisas sobre o nicho, referências de anúncios, termos de pesquisa, e análise de orgânico, funil e atendimento. Seja criterioso, se dê ao trabalho de pesquisar mesmo, não faça de forma superficial. Dessa maneira, o cliente vai se sentir contemplado e ouvido, e isso estabelece uma relação mais próxima entre vocês.
Reunião de situação: Reúna-se com o cliente para entender o negócio dele. Nisso, você pode mostrar o quanto aprendeu com o seu “dever de casa”. Você pode fazer perguntas como “Tem promoções recorrentes? Quantos SKU você tem e quais são os 3 principais? Qual é a periodicidade das compras? (tem recompra?) Você costuma fazer promoções? Tem dias da semana que vendem mais?” e mais outras que achar pertinentes.
Reunião de apresentação: Mostre seu método de trabalho, o time (ou suas atividades, se estiver sozinho), e alinhe expectativas.
Análise da conta de anúncios: Verifique configurações, orçamento, estratégias, e outros detalhes específicos do nicho.Para negócios locais, considere aspectos como configuração, suporte, criação, análise e otimização, além de métricas como número de leads, vendas, ticket médio, faturamento, ROAS e CAC.
Já para e-commerce, observe dados relacionados a vendas, carrinho, taxa de conversão e tráfego do site. E, para infoprodutos, analise o tipo de lançamento, conversão em CPL, e vendas. Caso o cliente não possua esses dados, é importante pedir a implementação de ferramentas como o Google Tag Manager para otimizar o rastreamento e a coleta de informações. Análise de dados não pode ser subestimada, precisa estar em dia!
Reunião técnica: Apresente os resultados da análise e sugira estratégias.
Reunião estratégica: Estabeleça planos e metas detalhadas. Nesse estágio, é importante sugerir, discutir e definir as estratégias. Apresente o modelo de relatório, estabeleça o orçamento, o prazo para receber os materiais e o cronograma de início das campanhas. Agende o horário da reunião semanal com o cliente.
Conforme a necessidade e disponibilidade do cliente, as reuniões técnicas e estratégicas podem ocorrer no mesmo dia, desde que sejam realizadas de forma cuidadosa, garantindo que o cliente compreenda todo o processo.
E dica de ouro, fica o extra aqui grátis: NUNCA saia de uma reunião sem agendar a próxima. Isso dá continuidade ao seu trabalho, demonstra o seu interesse para o cliente e te garante, bem, uma próxima conversa, a manutenção da sua prestação de serviços.
Percebe como isso torna o seu trabalho muito mais próximo do cliente, e, melhor ainda, mais transparente? As pessoas relacionam transparência com confiabilidade, então seguir esse planejamento é muito importante mesmo.
Outro detalhe que um gestor de tráfego não pode esquecer tem a ver com as solicitações de acesso. Tenha acesso a todas as plataformas em que seu cliente vai querer anunciar e solicite isso dele. Essa sua postura demonstrará para o cliente o seu interesse e profissionalismo em estar no controle dos anúncios do empreendimento dele, passando, assim, mais segurança e confiança.
Siga esse checklist de solicitação:
( ) Acesso ao BM do Facebook
( ) Acesso ao Google Ads
( ) Acesso às outras ferramentas que utilizem (TikTok, Pinterest, ..)
( ) Acesso à ferramenta de páginas para instalação dos pixels
( ) Acesso do Google Tag Manager
( ) Acesso ao Google Analytics
( ) Acesso a plataforma de vendas do ecommerce (shopify, tray, nuvemshop...)
( ) Acesso ao GMN
( ) Acesso a aplicativo internos de controle de clientes (CRM, apps de delivery...)
( ) Acesso ao cardápio digital
CALMA, QUE TEM MAIS!
Se seguir esse passo a passo, a percepção do seu cliente sobre o seu trabalho vai subir de nível!
Não se esqueça de manter esse ciclo nas suas relações com os seus clientes:
1. Entregue resultados;
2. Mostre o que fez; e
3. Vá além do esperado.
Para se destacar, você precisa dominar o tráfego pago e, mais importante, praticar bastante. Aprenda, troque ideias com outros gestores e seja protagonista da sua história. Seja um gestor do seu tempo, da sua dedicação profissional e do seu próprio trabalho, e transpareça isso para o cliente.
Lembre-se: o verdadeiro aprendizado está na prática. Então, bora lá e aproveite o caminho!