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Gestor de Tráfego: o que é, quanto ganha e como se tornar um

Gestão de Tráfego postado 4 meses, 23 dias e 12 horas atrás

15 mins de leitura

Bem-vindo, bem-vindo ao artigo mais esclarecedor e direto ao ponto da galáxia sobre Gestão de Tráfego!


O que é esse negócio? Como funciona? Quem pode trabalhar com isso? Gestão de Tráfego dá dinheiro? Essas são algumas perguntas que eu SEMPRE recebo e estão respondidas aqui nesse texto.


Maaaas, antes de entrar nos detalhes, é importante começar do começo e falar do elefante no meio da sala: o que é a Gestão de Tráfego, afinal?


O que é a Gestão de Tráfego?


Pra te explicar, primeiro eu fazer uma distinção entre: 


  • tráfego;
  • tráfego orgânico;
  • tráfego pago;
  • gestão de tráfego;
  • gestor de tráfego.


Essa é a melhor maneira de mostrar o que é a Gestão de Tráfego, como ela funciona e como você pode trabalhar com isso.


TRÁFEGO (online): é o fluxo de pessoas navegando na internet.


Tráfego orgânico: é quando você aparece na frente dessas pessoas SEM precisar pagar, porque o próprio algoritmo da ferramenta te divulga (como acontece quando você posta no Instagram, no YouTube, no TikTok…). Aliás, lá no meu canal do YouTube, eu tenho uma super aula sobre tráfego orgânico:



Tráfego pago: é quando você PAGA para aparecer na frente desse fluxo de pessoas. Aqui, você tem previsibilidade e controle sobre a divulgação. Você só gasta dinheiro se o seu anúncio estiver aparecendo para as pessoas.


Gestão de Tráfego: é quando você paga para aparecer de forma EFICIENTE na frente do

fluxo de pessoas certo e as direciona para onde você quer.


Essa é a arte de fazer tráfego pago de forma estratégica, segmentando bem o seu público, para que o anúncio apareça na frente das pessoas que realmente têm chance de comprar o produto ou o serviço.


Por exemplo: homens de 25 a 30 anos que moram no bairro X e têm interesse em barba e corte de cabelo.


Gestor de tráfego: é o profissional que utiliza as ferramentas de anúncios online para alcançar os objetivos publicitários de uma pessoa ou empresa (com o dinheiro dessa pessoa ou empresa).


Então, o gestor de tráfego é quem faz a Gestão de Tráfego, entendeu? Mesmo se você tiver uma empresa, você é o gestor de tráfego da sua própria empresa.


Dito isso, podemos ir ao próximo ponto.


Quais são as ferramentas de Gestão de Tráfego? 


Praticamente toda rede social ou mecanismo de busca tem a sua ferramenta de anúncios online. As mais famosas são: Google Ads, Meta Ads (Instagram e Facebook), LinkedIn Ads, Twitter Ads, Pinterest Ads e TikTok Ads.


Pessoalmente, eu acredito que a “obrigação” do gestor de tráfego é dominar o Google Ads e o Meta Ads, que são as mais populares. As outras são ferramentas secundárias e menos importantes.


Quem pode usar essas ferramentas?


Qualquer pessoa pode criar uma conta nessas ferramentas, sem gastar dinheiro.


Basta pesquisar pelo nome da ferramenta no Google e criar sua conta gratuita (é simples, como criar uma conta no Gmail).


Quem paga pelos anúncios?


Sempre o cliente/empresa, e o pagamento é feito direto para a ferramenta. 


Contratar um serviço de Gestão de Tráfego Pago é como contratar um pintor: você precisa pagar pela mão de obra (trabalho do gestor de tráfego) e pela tinta (verba dos anúncios online).


Quanto eu pago pelos anúncios?


Isso é você quem diz. Diferente de muitos meios de publicidade tradicionais, o valor mínimo para anunciar online é bem barato: apenas 1 dólar por dia (R$4,99, quando escrevo esse artigo). Você pode escalar isso para o valor que quiser, de R$10,00 por dia até R$100.000,00.


Quanto mais você paga, mais você aparece, mas, normalmente, com R$10,00 já é possível aparecer mil vezes!!


Quando eu pago pelos anúncios?


Você (ou o seu cliente, se você for um gestor de tráfego) só paga pelos seus anúncios DEPOIS que eles aparecem. 


Quem produz os anúncios?


Não é papel do gestor de tráfego produzir a imagem ou os vídeos dos anúncios, a menos que ele queira vender esses serviços como um extra.


Quanto à produção dos anúncios, o papel do gestor de tráfego é simplesmente direcionar o cliente, de acordo com o que está funcionando. 


Existem técnicas e maneiras muito práticas para dominar a arte de criar anúncios online. Se você quiser saber mais sobre isso, é só assistir à aula gratuita abaixo:



Quem é o dono da conta de anúncio?


Essa é uma pergunta que eu sempre recebo de quem vende o serviço de Gestão de Tráfego Pago.


O dono da conta de anúncio é sempre a empresa que contratou o gestor de tráfego. Caso o contratante não saiba criar uma conta, é papel do gestor de tráfego explicá-lo.


Digamos que você é o gestor contratado, nesse caso, outra dúvida comum é:


O cliente tem que me contar a senha dele?


Não, o cliente consegue configurar o acesso do gestor de tráfego na própria conta de anúncio, liberando o seu e-mail.


Como se tornar um gestor de tráfego?


Dominar os botões das ferramentas é importante, mas não é isso que te “torna” um gestor de tráfego.


Na Gestão de Tráfego não existe um diploma. Você só passa a ser um profissional da área quando tem um cliente de Gestão de Tráfego. Antes disso, você é só um estudante, sacou?


“Tá, Pedro, e depois de conseguir um cliente de gestão de tráfego, o que eu vou entregar pra ele?”


Aí é que entra a parte do estudo. É sentar a bunda na cadeira e fazer acontecer. 


Filosofia Sobral de Tráfego


Segundo a Filosofia Sobral de Tráfego, têm 4 maneiras de você aprender a parte técnica dos anúncios online:


1 - Central de Ajuda


No Google mesmo, você busca pela Central de Ajuda das ferramentas e acha manuais que explicam como usar o gerenciador de anúncios de cada plataforma.


É ÓBVIO que você não precisa ler tudo, mas esse suporte já te dá uma boa noção técnica e foi assim que eu comecei (ainda que não seja o melhor jeito, e muito menos o mais rápido).


2 - Fuçar e clicar


Vai lá e cria a sua conta de anúncios. Tenha contato com as ferramentas. 


Não se preocupe, porque você não vai gastar dinheiro só por criar a conta, você só vai gastar dinheiro após cadastrar seu cartão como forma de pagamento, ativar algum anúncio e ele aparecer.


3 - Campo de batalha


Você só vai aprender a anunciar na internet se for pro campo de batalha, simples assim. É usando as ferramentas que você cria familiaridade com elas.


4 - Aprender com quem faz


Aprender com quem já passou pelo mesmo processo que você está passando agora.


Se eu fosse dividir o processo em 3 passos iniciais, com base nesses pontos, eu diria que o primeiro passo para começar a trabalhar com Gestão de Tráfego é me acompanhar aqui no portal e, todas as terças-feiras, às 15h, assistir às minhas lives gratuitas, que ficam disponíveis por tempo limitado no YouTube.


Lá você vê de tudo, desde como apertar os botões das ferramentas até como prospectar clientes e ganhar bem nessa profissão.


O segundo passo é assistir a TODAS as aulas que estão disponíveis agora no meu canal no YouTube. São umas 10. Elas são aulas que eu não tiro do ar porque julgo serem essenciais para a sua formação.


Por fim, se o seu intuito é ser um gestor de tráfego, o terceiro passo é procurar clientes de Gestão de Tráfego. Ir sem medo pro campo de batalha o quanto antes, quebrar a cara, aprender, melhorar e ganhar dinheiro.. (No meu canal eu te ajudo com isso, de graça).


O “segredo” pra dar certo nessa profissão, como em qualquer outra, é ser médio com consistência para sair da média.


A maioria das pessoas é fogo de palha e mal coloca o pézinho na água direito. 


Se você me acompanhar lá toda semana e fizer o que deve ser feito, é só questão de tempo até fazer R$5.000, R$10.000, R$15.000… por mês nessa profissão. 🙂

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