Maiores mitos e mentiras sobre tráfego pago
O tráfego pago é um dos pilares essenciais do marketing digital, mas, com tantos mitos circulando por aí, fica difícil saber o que realmente funciona.
Se você está aqui, é provável que queira desvendar a verdade por trás dessas ideias e falas populares, fazer a sua “checagem de fatos” pra saber o que é besteria e o que é verdade. Então, relaxa, você tá no artigo certo.
Depois de ter ensinado sobre anúncios online pra mais de 100.000 pessoas e ter completado 10 anos de carreira, eu resolvi trazer pra você umas verdades (algumas duras) sobre tráfego pago, então, se prepara para entender de vez o que é FATO e o que é FAKE na Gestão de Tráfego. Fica ligado e anota tudo!
MITOS X VERDADES NO TRÁFEGO PAGO
Sem enrolação, vou partir para as respostas pra cada uma de 23, sim, VINTE E TRÊS afirmações. Você vai sair desse artigo sabendo MUITO conteúdo, então prepara pra anotar aí.
1. E-mail marketing morreu.
— MITO! Tá vivo pra caramba. O e-mail continua sendo uma das estratégias mais eficazes para conversão e retenção de clientes, afinal, todo mundo abre e-mail todo dia. O que mudou foi a forma que as pessoas usam, não é tão fácil conseguir que alguém abra um e-mail, portanto, isso exige mais segmentação e qualidade no conteúdo.
2. Meta Ads não funciona mais.
— MITO! Se não tá funcionando para você, é provável que você esteja usando errado. O Meta Ads ainda é uma das plataformas mais poderosas para alcançar o público certo quando você seleciona as configurações corretas.
3. Fazer uma propaganda em um outdoor ou algo assim é bem melhor do que investir em tráfego pago.
— MITO! As plataformas de anúncios online têm uma assertividade sinistra que humilhariam qualquer outdoor! Você pode alcançar apenas as pessoas com as características dos seus clientes, no recorte que você quer, enfim, na segmentação certa. Fechar parceria não te garante isso.
4. Só orgânico resolve, não preciso de tráfego pago.
— MITO! Mesmo quem fatura muito com orgânico não deixa o tráfego pago de lado. Isso porque um anúncio impulsionado já faz uma diferença f*da pra quem é pequeno no digital, imagina então pra quem é conhecido pra caramba. O retorno é garantido.
5. Orgânico não existe, só pago.
— MITO! A concorrência pelo alcance orgânico aumentou, mas conseguir audiência com conteúdo certo, sem impulsionar, ainda existe. MAS, para ter bons resultados, é essencial produzir conteúdo de qualidade de forma consistente. Eu tenho um artigo falando sobre como dobrar seu faturamento como gestor de tráfego aprendendo a fazer tráfego orgânico, então aproveita e salva ele aí pra ler depois desse artigo.
6. Você precisa ter muitos seguidores.
— MITO – O número de seguidores não é o fator mais importante. O que realmente faz diferença é o engajamento e a relação que você constrói com seu público.Imagine que você tem 10.000 seguidores e 5% deles compram seu produto. Isso significa 500 clientes. Se cada um pagar R$ 2.000, você fatura 1 milhão! Portanto, qualidade e conexão valem mais do que quantidade.
7. Leads baratos são sempre bons.
— MITO – O custo do lead por si só não determina a qualidade. Um lead barato pode ser reflexo de um anúncio muito genérico, como:
❌ “Quer ganhar dinheiro na internet? Veja este vídeo.”Isso pode indicar leads desqualificados.
✅ “Quer aumentar seus ganhos com tráfego pago? Veja este vídeo para saber como começar.”
Esse é um anúncio mais específico e pode atrair leads mais qualificados.
8. Lookalike não funciona.
— MITO – Lookalike pode ser uma estratégia eficiente, mas se não estiver funcionando, o problema está na base utilizada ou na qualidade do anúncio.
Se a base for fraca (como visitantes que nunca compraram), o algoritmo encontrará mais pessoas com o mesmo perfil, prejudicando a conversão. Além disso, mesmo com um público bem segmentado, um anúncio genérico ou pouco atrativo não trará resultados. A solução é garantir que a base esteja composta por leads qualificados e otimizar os criativos para despertar interesse e incentivar a ação. Quando bem estruturado, o Lookalike gera excelentes retornos.
9. Anunciar online é caro, melhor usar panfletos ou algo assim.
— MITO – O tráfego pago geralmente tem um custo-benefício muito melhor do que panfletos ou qualquer estratégia mais ultrapassada, que exigem impressão e distribuição física, parcerias caras e estratégias sem garantia de retorno. Já tá mais do que datado, hoje em dia tudo é digital. O tráfego é mais eficiente, sem exceção.
10. O tráfego pago vai acabar em 5 anos.
— MITO – Mito MESMO. O nosso país tem cerca de 20 milhões de CNPJs ativos, e todos eles precisam de anúncios sendo gerenciados. Não vejo o tráfego pago acabando, não tão cedo.
11. Os sites estão mortos.
— MITO – O uso pode estar caindo, as redes sociais podem ser mais centrais, mas ainda buscamos informações no Google e acessamos sites todos os dias. Por isso, não é pra desconsiderar os sites.
12. É só impulsionar que as vendas acontecem
— MITO – Se você tem um bom produto, o tráfego pode te ajudar a alcançar mais pessoas. Mas se o produto for ruim, impulsionar não vai fazer milagre – ele vai continuar não vendendo como deveria.
13. Um funil bem estruturado resolve todos os problemas
— MITO – e verdade ao mesmo tempo. Se sua marca não constrói relacionamento com os clientes, um funil bem feito sozinho não resolve. É VERDADE se você pensar que um bom funil inclui conteúdo relevante, conexão com o público e estratégias, além de vender e impulsionar.
14. Google Ads não funciona.
— MITO – O Google Ads funciona, sim! O Google Ads funciona muito bem porque coloca seu negócio na frente de pessoas que já estão procurando exatamente o que você oferece. Diferente das redes sociais, onde você tenta chamar a atenção de quem ainda não está pensando em comprar, no Google, as pessoas já estão ativas, com uma intenção clara. Isso significa que o tráfego gerado é muito mais qualificado.
Além disso, você pode controlar os gastos, segmentar de forma super precisa e otimizar tudo para obter o melhor retorno. Com muitas buscas rolando por aí, aparecer no Google Ads é como estar no lugar certo, na hora certa, para fechar aquele negócio.
15. Todas as agências de marketing são ruins
— MITO – Existem agências excelentes, e eu já posso te indicar uma de cara, a Agência Mestre do Ricotta. E, claro, a minha própria agência, a 2gather! Dá uma olhada no site pra saber mais da gente.
16. Ferramentas para ganhar seguidores criam audiência
— MITO – Essas ferramentas só aumentam números, mas seguidores fantasmas não engajam. O que realmente cria audiência é interação e bom conteúdo.
17. Não tenho dinheiro, não posso fazer tráfego pago.
— MITO – Você pode começar com apenas 1 dólar por dia, equivalente a aproximadamente R$ 7,00 por dia! Se você consegue gastar o valor de uma pizza por mês, já dá para investir no Meta.
Se você duvida, dá uma olhada no artigo aqui do blog que eu falo sobre como começar no tráfego pago, sendo totalmente iniciante, e você vai entender que não precisa ter um grande orçamento pra isso.
18. Tem que ter faculdade de marketing.
— MITO – Não é necessário, até porque em muitos cursos de faculdades de marketing não vão te ensinar a operacionalizar o tráfego pago. O melhor aprendizado vem mesmo é da prática. Vá para o campo de batalha, faça cursos online, assista os vídeos do Canal Subido, toda terça-feira, às 15h, aprenda fazendo!
19. Essas “regrinhas” não funcionam.
— MITO – Só diga que algo não funciona depois de testar de verdade. É por isso que fazemos testes e métricas no tráfego pago. E fica a dica: o blog tem artigo sobre isso também, então leia antes de falar bobagem.
20. Para o meu negócio não faz sentido, ou meu público não está no Instagram ou nas redes da Meta.
— MITO – Para a maioria dos negócios, faz sim sentido. O pessoal está na internet o tempo todo, até pra comprar um brigadeiro as pessoas tão online, comprando os ingredientes ou o doce no ifood. Então, quem não está no Instagram, está em algum outro lugar.
21. Sobral não sabe nada… Mais um guru do marketing, um coach do marketing.
— MITO – Só tenho a maior comunidade de tráfego pago do país, com mais de 50.000 alunos, mas é, não sei de nada. Se você duvida, se inscreve no Canal Subido e aprenda de graça, toda terça-feira, às 15h, AULAS de Gestão de Tráfego. Aí, depois, vamos ver se você continua achando isso.
22. Não funciona, já tentei usar tráfego pago e não tive resultado.
— MITO – De novo, se não funcionasse eu não teria mudado de carreira e ganhado minha vida com isso. Se você ainda não acredita, eu tenho um artigo dizendo COMO começar pra ganhar dinheiro com tráfego pago a partir de 2025, sim, começando esse ano. Testa de novo e depois vem me dizer se não teve resultado.
23. É sorte.
— MITO – Sorte? Só se for a sorte que eu tive, de trabalhar 12 horas por dia pra chegar até aqui e ensinar esse conteúdo pra vocês. Quando a fase difícil chegar, você vai perceber que a sorte não resolve nada – é o esforço e a sua qualificação profissional que faz a diferença.
Para de chiar e bora estudar!
CONCLUSÃO
Deu pra entender que o tráfego pago é uma ferramenta poderosa no marketing digital, mas, como vimos, é cercado de mitos e mal-entendidos que podem prejudicar quem tenta fazer Gestão de Tráfego sem uma compreensão clara.
Desmistificar essas crenças é o primeiro passo para tomar decisões mais estratégicas e eficazes na gestão de campanhas.
Ao aprender a identificar o que realmente funciona e ajustar as abordagens de forma inteligente, qualquer negócio pode aproveitar o tráfego pago para alcançar resultados reais e escaláveis.
Fica ligado: como qualquer outra área, o sucesso no tráfego pago exige prática, testes constantes e adaptação.
Então, se você está disposto a aprender, estudar e a desafiar as “mentiradas”, certamente vai colher os frutos dessa jornada.