Tutorial completo de Google Ads para iniciantes

Tráfego Pago no Google Ads 30 agosto 2024
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Tutorial completo de Google Ads para iniciantes

Tráfego Pago no Google Ads 30 agosto 2024


Fala, meu povo! Seja bem-vindo ao tutorial definitivo para criar a sua primeira campanha no Google Ads!


A partir de hoje você não tem mais desculpa, nesse conteúdo eu, literalmente, pego na sua mão para criar essa campanha com você de forma simples, prática e direto ao ponto. Nada de complicação, só seguir e aplicar!


Reuni, então, em 16 passos essenciais para configurar qualquer campanha no Google Ads. Vamos entender desde a definição dos objetivos da campanha, passando pela escolha do tipo de campanha ideal, até as melhores práticas de segmentação.


Agora é com você. Bora lá dominar o Google Ads? Vamos começar!



A Teoria dos Anúncios Online


Antes de tudo, para entender como criar campanhas eficientes, é importante conhecer a estratégia do “PÃO e OVO”. Aprendendo como ela funciona, você vai conseguir criar qualquer campanha.


O que é PÃO e OVO?


É um acrônimo para:


Público: Para quem eu vou aparecer?

Anúncio: O que vou anunciar?

Objetivo: Por que estou anunciando?

Estratégia de Lance: Em qual resultado quero focar (visualizações, cliques, conversões, impressões)?

Onde vamos aparecer: Em quais plataformas (Google, YouTube, sites parceiros, apps)?

Verba: Quanto eu quero gastar?

Outras Configurações Menores

Com essa teoria em mente, vamos ao passo a passo para configurar cada um desses pontos. 


COMO SUBIR UMA CAMPANHA NO GOOGLE ADS EM 16 PASSOS


1. Definir Objetivos da Campanha


A primeira etapa é escolher o objetivo da campanha. As opções disponíveis são:




Vendas: Para realizar vendas.

Leads: Para gerar cadastros.

Tráfego no Website: Para aumentar acessos ao site.

Consideração: Para levar conteúdo para as pessoas.

Promoções de Apps: Para divulgar aplicativos.

Visitas a Lojas Locais: Para incentivar visitas a lojas físicas (atualmente, é recomendável usar o objetivo de vendas).

Selecione o objetivo de "Vendas" e configure-o para focar apenas em "Compras".  Depois, Clique em "Continuar".




2. Escolher o Tipo de Campanha


Existem diversos tipos de campanhas no Google Ads. Os cinco principais são:




Pesquisa: Utiliza palavras-chave para exibir seu anúncio na pesquisa do Google.


Rede de Display: Exibe seu anúncio em sites parceiros do Google, recomendado para públicos quentes.


Shopping: Requer uma conta no Merchant Center e é ideal para pessoas que já interagiram com sua loja online.


Vídeo: Anúncios exibidos no YouTube. Utiliza públicos-alvo em geral, palavras-chave e segmentações por tópicos e canais.


App: Focado na promoção de aplicativos.


Para iniciantes, eu recomendo começar pela campanha de "Pesquisa".


Máximo desempenho (Performance Max): não pode escolher para quem aparecer, porque é utilizado o “indicador de público-alvo”;



3. Selecionar o Subtipo de Campanha


Após clicar em “Continuar”, você vai precisar selecionar o subtipo da campanha.


No entanto, apenas três tipos de campanha possuem subtipos, que são:


● Pesquisa:

Podendo focar em:


■ Visitas à loja;

■ Visitas ao site;

■ Chamadas telefônicas;

■ Transferências de apps;


● Vídeo:

Esse tipo de campanha é o que tem mais subtipos. Na campanha de vídeo eu posso focar em:


■ Exibição de vídeo: para mostrar o meu vídeo para as pessoas;

■ Alcance: para alcançar maior número de pessoas;

■ Frequência: para aparecer muitas vezes para a mesma pessoa;

■ Não pulável: anúncio de 15 segundos que a pessoa não consegue pular; 

■ Conversões: para vender;

■ Sequência: para mostrar determinados vídeos em determinada ordem;

■ Áudio: anúncio curto (de 6 a 15 segundos) que vão aparecer sempre na frente de músicas;

■ Inscritos: geram inscritos para o meu canal do YouTube.



● App:

Esse tipo de campanha possui três subtipos:


■ Instalação: pessoas novas instalarem o aplicativo;

■ Interação: pessoas que já têm o aplicativo interagindo com ele;

■ Pré-registro: só está disponível para Android e usado apenas em caso de lançamento de um aplicativo novo.


Para o nosso exemplo, vou fazer uma campanha de “Pesquisa” e selecionar “Visitas ao site”.



Essa é a opção que mais vai funcionar. Assim, é preciso jogar as pessoas para uma determinada página. Então, você tem que inserir a URL do website para onde você quer direcionar o seu público.


4. Definir a Nomenclatura da Campanha


Adote um padrão de nomenclatura para facilitar a identificação das campanhas:


[OBJETIVO] [TIPO] [SUBTIPO] Descrição

Exemplo: [VENDAS] [PESQUISA] [VISITAS AO SITE] Campanha das aulas ao vivo.



Dessa forma, eu posso bater o olho na campanha e saber exatamente do que se trata. Depois de nomear, clica em “Continuar” para ir para a próxima etapa.


5. Estratégia de Lance


A estratégia de lance determina o foco dos resultados da campanha. Há dois tipos principais:


Automática: O Google define automaticamente o valor máximo a ser pago, como "Maximizar conversões".


Manual: Você define o valor máximo que deseja pagar, como "CPA desejado".


Selecione "Conversões" como foco de resultado.



Além disso, também dá para definir ou não um valor que você quer pagar por cada pessoa que vai converter no site selecionando a opção “Definir um custo por ação alvo”.


6. Escolher as Redes de Exibição


Determine onde o anúncio será exibido:




Nesta etapa, a gente vai selecionar em quais redes o anúncio vai aparecer. Eu recomendo desmarcar a opção “Incluir Rede de Display da Google” e deixar “Incluir parceiros de pesquisa Google”.


7. Definir Localização


A localização vai definir onde está o público que vai receber os anúncios, tendo as opções de anunciar para todos os países e territórios, para todo o Brasil ou escolher um local específico, digitando o nome da cidade ou os cinco primeiros dígitos do CEP, por exemplo, e clicando em “Alvo”.




8. Configurar Idiomas


Em idiomas, você vai sempre escolher português, inglês e espanhol, porque vai funcionar melhor.




9. Segmentos de Público-Alvo


Essa configuração só existe em campanhas da rede de pesquisa. Além da segmentação por palavra-chave, você pode escolher aparecer para públicos específicos. Isso significa dizer que determinados públicos vão ser priorizados pelo google. 

Exemplo: se você anuncia para um nicho de decoração, poderia selecionar um público de quem "se mudou recentemente"(provavelmente, vão ter mais interesse por esse tipo de busca). Isso significa que o google vai priorizar mostrar os seus anúncios àquelas pessoas que pesquisaram palavras chaves que você escolheu E também que se mudaram recentemente

O que eu recomendo é começar selecionando o público de "observação" porque aí você irá entender o perfil de quem mais converte e no futuro você pode, facilmente, acrescentar esse público dentre as opções também. 





10. Palavras chave de ampla correspondência


Desative a opção de correspondência ampla para palavras-chave.




11. Recursos Criados Automaticamente


Mantenha a opção de recursos criados automaticamente desativada.




12. Configurar Início e Rotação de Anúncios


Defina as datas de início e término da campanha e mantenha outras configurações padrões.





13. Programação de Anúncios


A etapa seguinte é configurada a partir de “Mais definições”. Nunca deixe a opção "todos os dias", adicione dia por dia, separadamente, porque assim, quando você for realizar suas otimizações, você verá, de forma separada, os melhores dias e horários para aumentar seus lances. 




14. Definir o Grupo de Anúncio


Basicamente, o grupo de anúncio está relacionado ao público, ou seja, para quem vamos anunciar. O grupo de palavras chave que você escolher vai determinar para quem você irá aparecer. Exemplo: Se você deseja aparecer para quem está buscando por "trabalhar online" são exatamente essas palavras que você precisa utilizar nas suas palavras chaves. 




15. Criar o Anúncio


O anúncio é o que diz o que vamos anunciar. Nessa etapa, eu vou configurar a “URL final”, que é o link para onde eu vou enviar as pessoas, o “Caminho de visualização”, que o que fica escrito depois da barra na URL.



Em “Títulos” eu vou colocar o que vai estar escrito no meu anúncio. Eu gosto de colocar o nome da minha marca e algumas palavras que tenham a ver com aquelas que eu inseri no passo anterior.



Além disso, ainda tem a parte das “Descrições”, que são as frases que chamam as pessoas.



Tudo o que vem depois disso (imagens, nome da empresa, logotipo da empresa, sitelinks etc.) é o que a gente chama de extensões de anúncios, mas vale a pena colocar esses extras. Depois de fazer todas as configurações, clique em “Concluído” e, em seguida, clique em “Seguinte” para ir para o próximo passo.



16. Definir o Orçamento


O último passo é definir o orçamento. Ele vai sempre dar uma recomendação, mas o ideal é que a gente defina o orçamento que cabe no nosso bolso. Depois disso, é só clicar em “Seguinte”.





Uma última dica é: não confie no Google! Deixe tudo o que você vai colocar nos campos de preenchimento escrito em um documento, porque se ele travar, você só vai precisar copiar e colocar essas informações.

E aí, gostou do passo a passo? Espero que este guia tenha te ajudado a entender como criar sua primeira campanha no Google Ads. Agora, é hora de colocar tudo isso em prática, não tem desculpa, porque foi bem mastigado, em?


Mas se você quer se aprofundar ainda mais, e ver todos esses passos na prática não deixe de ver o tutorial completo, com todos os detalhes e dicas extras, está disponível na íntegra na Live 265. 

 

Até a próxima semana, tamo junto!




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