Como criar campanhas que vendem no Youtube

Tráfego Pago no Google Ads 20 setembro 2024
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Como criar campanhas que vendem no Youtube

Tráfego Pago no Google Ads 20 setembro 2024


Bem-vindo, bem-vindos a mais um conteúdo (que é uma verdadeira AULA): Como Criar Campanhas que Convertem no YouTube.


Neste artigo, você vai aprender, de forma detalhada, a criar campanhas que realmente VENDEM no YouTube, com um passo a passo completo. 


Vou te apresentar as métricas-chave que você precisa ficar de olho, assim como te mostrar a melhor maneira de segmentar os públicos em superquentes, quentes e frios.


Além disso, compartilharei dicas sobre como otimizar seus anúncios e segmentações para maximizar os resultados, utilizando estratégias que economizam tempo e realmente funcionam. 


Vamos lá?



MÉTRICAS IMPORTANTES


O YouTube tem dois elementos que são absolutamente importantes para que os vídeos tenham mais visualizações e sejam mais recomendados. Esses elementos são:


  1. Thumbnail, a capa do vídeo.

  2. Watch Time, o tempo de visualização do vídeo.


Quando a gente está falando de anúncios online, esses dois elementos não são igualmente importantes. 


Para a maioria dos anúncios online do YouTube, para todos os anúncios de campanhas de conversão (isto é, anúncios que focam em levar a pessoa para um site para que ela tome uma ação: se cadastrar no site, solicitar orçamento, fazer compra etc.), a gente não tem thumbnail.

 

Então, a outra métrica importante que resta é o watch time, mas, além dela, a gente vai ter métricas que são um indicativo muito forte da qualidade do seu anúncio para o YouTube: o CTR (taxa de cliques no link do seu anúncio) e a taxa de conversão (porcentagem de pessoas que estão convertendo no seu anúncio).


Quanto maiores forem essas métricas, quanto mais pessoas assistirem o meu anúncio, quanto mais pessoas clicam no meu anúncio, quanto maior a minha taxa de conversão, quanto maiores são esses números, eu consigo gastar mais dinheiro ainda tendo resultados pelo mesmo preço.


Por isso, a importância do anúncio.

COMO FAZER BONS ANÚNCIOS NO YOUTUBE


O YouTube funciona como uma ferramenta que a gente precisa ter bons anúncios. Se você não tem um bom anúncio no YouTube, o YouTube não entrega o seu anúncio para as pessoas de maneira eficiente. Ou até entrega, mas a gente teria que gastar muito mais dinheiro para ele entregar o anúncio. Aqui está o que você precisa para criar um bom anúncio:


Criado a partir de referências:


  • Biblioteca de anúncios

  • Ads Transparency Center

  • Creative Center


3 variações de formatos:


  • Retangular

  • Quadrado

  • Vertical


Estrutura validada:


  • Gancho: (85%)

    • pergunta (dores, desejos, características);

    • sacada contra-intuitiva (ir contra o senso comum);

    • história (sua história ou a história do seu cliente);

    • segmentado.

  • Corpo: (10%)

    • O quê, quando, onde, quem?

  • CTA: (5%)

    • Chamada para ação.


O erro das pessoas é gastar 10% do tempo no gancho, 85% do tempo no corpo e 5% no CTA. Quando, na verdade, a gente deve gastar mais tempo fazendo as pessoas se identificarem com aquilo que estamos falando no anúncio.


Duração:


  • Tem até 2 minutos.



COMO USAR O CHATGPT PARA CRIAR BONS ANÚNCIOS


Obviamente, a melhor maneira de criar anúncios é sentar na cadeira e pensar na estrutura, nas dores, naquilo que a audiência quer. Não é confortável. Porém, hoje em dia, existe a inteligência artificial e a gente pode usar ela para criar um bom anúncio. 


No ChatGPT, sempre que você solicitar a criação de algo, ele vai entregar uma resposta diferente. A depender de como você solicite, nem sempre essas respostas serão boas, pois é preciso treinar o chat.

Porém, quando você tem bons prompts, essas respostas conseguem chegar cada vez mais perto do que você espera e deseja. A seguir, estão prompts qualificados que você pode usar para criar o seu anúncio.

PROMPT 1:
Quero que você aja como um grande especialista em pesquisa sobre audiências, seu trabalho é entender exatamente sobre determinados grupos de pessoas.


PROMPT 2:

Crie uma tabela com o meu cliente ideal que descreva um [CLIENTE IDEAL] sofrendo com [DOR DO MEU CLIENTE] e sonha com [DESEJO DO CLIENTE] onde oferecemos [SEU SERVIÇO] para solucionar tudo isso.


PROMPT 3:

Liste as 5 maiores dificuldades das pessoas quando o assunto é [DOR DO CLIENTE]. Não precisa ser uma resposta longa.


PROMPT 4:

Liste os 5 maiores medos das pessoas quando o assunto é [DOR DO CLIENTE]. Não precisa ser uma resposta longa.


PROMPT 5:

Liste os 5 maiores desejos das pessoas quando o assunto é [DOR DO CLIENTE]. Não precisa ser uma resposta longa.


PROMPT 6:

Liste as 5 maiores objeções das pessoas quando o assunto é [DOR DO CLIENTE]. Não precisa ser uma resposta longa.


PROMPT 7:

Agora eu vou te ensinar a estrutura CTR Subido, e quero que toda vez que eu fale dele, você use essa estrutura, ok?


PROMPT 8:

O método/estrutura do CTR Subido, serve para criar anúncios de alta conversão dentro do YouTube, ela conta com 4 fases:


GANCHO;

CORPO;

CHAMADA PARA AÇÃO (CTA);

DURAÇÃO.


O primeiro ponto que eu vou te explicar é sobre o GANCHO, e quero que você diga se entendeu sobre ele. O GANCHO é o momento mais importante do vídeo, nele você tem que chamar a atenção, você tem que quebrar o padrão, ser contra-intuitivo, gerar curiosidade e principalmente conversar com o público-alvo de acordo com o tema ou nicho (que eu te informarei previamente) do anúncio. O GANCHO é responsável por despertar o desejo e principalmente reter a pessoa no anúncio para que ela assista o resto.


PROMPT 9:

O corpo pode ser explicado como o 'Mecanismo Único' de como o produto funciona, nesse caso o Mecanismo Único é o meio principal que vamos utilizar para levar aquela pessoa ao objetivo dela. Então, se eu estou vendendo uma receita secreta para a pessoa emagrecer, o Mecanismo Único (O corpo) desse produto é a receita secreta, entendeu?


PROMPT 10:

O próximo passo é a chamada para ação, é nessa parte que a gente reforça a promessa do início do vídeo e deixa claro que a pessoa precisa clicar no botão para ter acesso à nossa transformação. Se entendeu, digite apenas 'ok'.


PROMPT 11:

A quarta fase não é bem uma fase, porém uma observação: o tamanho da copy (texto/roteiro) desse anúncio tem que ter entre 1 a 2 minutos, então ela precisa ter uma quantidade de palavras que encaixem nesse tempo. Digite 'ok' se entendeu.


PROMPT 12:


Mais uma dica valiosa é que no YouTube, onde vamos usar esses anúncios, a pessoa é obrigada a assistir os primeiros 5 segundos do vídeo. Então, devemos criar algo bem disruptivo nessa parte para chamar a atenção da pessoa.


PROMPT 13:

Agora vou te pedir para me entregar algumas situações do meu público-alvo para depois encaixar isso dentro da estrutura do CTR Subido, ok?


PROMPT 14:

No caso, o meu público-alvo é [INSERIR AQUI SEU PÚBLICO-ALVO]. Me diga 8 problemas mais [comuns/constrangedores/etc.] do meu público-alvo.


PROMPT 15:

Me dê também 5 sonhos ou vontades dessas pessoas que querem [atingir objetivo X] com base na dor delas.


PROMPT 16:

Com base em todos esses pontos citados acima, quero que você crie um anúncio para [PLATAFORMA] na estrutura CTR Subido que te ensinei, com o mecanismo único sendo [INSIRA SEU MECANISMO ÚNICO AQUI]. Crie N exemplos de roteiros completos.


Seleção da Segmentação


A seleção da segmentação é mais uma parte extremamente importante na criação de campanhas do YouTube. Isto é, selecionar as nossas segmentações para que os nossos anúncios apareçam para as pessoas certas.


Se a parte primordial é criar um bom anúncio, a segunda parte de maior importância é saber escolher para quem esses anúncios vão aparecer.


Quando a gente está falando de YouTube (e de qualquer plataforma), eu gosto de dividir os meus anúncios em três tipos de segmentações: superquentes, quentes e frios.



Públicos Superquentes


Pessoas que quase realizaram a ação que você deseja OU que se envolveram com você MUITO recentemente.


Exemplos: 

    • Chegou até a sua página e não se cadastrou

    • Adicionou o produto no carrinho e não comprou

    • Initiate Checkout e não comprou

    • Chegou até o seu site mas não apertou no botão de enviar mensagem

    • Chegou até a sua página de vendas



Públicos Quentes

Os públicos quentes são compostos por pessoas que já tiveram algum tipo de contato com você ou estão muito próximas ao seu negócio, especialmente em casos de negócios locais. Esse público tem um grau maior de familiaridade com a sua marca e, por isso, está mais propenso a interagir ou converter. Exemplos de públicos quentes incluem:

  • Envolvimento 7 - 540D: Pessoas que interagiram com seu conteúdo ou página nos últimos 540 dias.
  • Visitou seu site 7 - 540D: Visitantes do seu site nos últimos 540 dias.
  • Visualizou algum vídeo seu: Pessoas que assistiram a um dos seus vídeos.
  • Já viu algum anúncio seu: Usuários que foram expostos a campanhas anteriores.
  • Já virou seu lead no passado: Contatos que já forneceram informações em troca de algo, como um e-book.
  • Geolocalização próxima ao seu negócio (1-3km): Para negócios locais, pessoas que estão fisicamente próximas à sua empresa.

    Públicos Frios

    Por outro lado, os públicos frios são aqueles que nunca tiveram qualquer contato com você. Esse grupo representa a maioria das pessoas e, por isso, a abordagem para engajá-los deve ser mais estratégica. Exemplos de públicos frios incluem:

    • Geolocalização: Segmentação baseada na localização, sem interação prévia.
    • Segmentos personalizados: Pessoas que frequentam determinados aplicativos, fazem buscas no Google ou visitam sites específicos.
    • Público-alvo de mercado: Indivíduos com intenção de compra em determinados temas ou produtos.
    • Afinidade: Pessoas com interesses específicos ou afinidade com determinados assuntos.

    A moral da história é que o público superquente (aquele que já conhece bem a sua marca e tem uma alta propensão de conversão) é melhor do que o público quente, que, por sua vez, é melhor do que o público frio. No entanto, há um processo de transformação dos públicos através das campanhas:


    1. Público Frio → Público Quente: Quando você faz anúncios para um público frio, eles podem se tornar um público quente à medida que se familiarizam com a sua marca.
    2. Público Quente → Público Superquente: Da mesma forma, ao engajar o público quente com anúncios bem direcionados, eles podem evoluir para um público superquente, extremamente propenso a converter.

    Compreender e utilizar essa dinâmica de transformação dos públicos pode ser essencial para otimizar suas campanhas de tráfego pago e maximizar seus resultados.


      Criando a Campanha no Google Ads


      Esse é o passo final e a parte mais fácil porque, se a gente já tem um bom anúncio e já sabemos quais são os públicos para os quais podemos anunciar, criar a campanha nada mais é do que clicar em uma sequência de botões. Então, a sequência deve ser essa:


      1. Abrir a conta do Google Ads.


      2. Clicar no “+” para criar nova campanha.


      3. Selecionar o objetivo de campanha, que deve ser “Vendas” ou “Leads”, uma vez que é uma campanha de conversão.


      4. Selecionar qual a conversão que está buscando.


      5. Selecionar “Vídeo” como tipo de campanha.


      6. Dar um nome para a campanha.


      7. Selecionar a localização.



      8. Selecionar idiomas.


      9. Selecionar “Target CPA” como estratégia de lance.


      10. . Inserir o orçamento.


      11.  Adicionar sitelinks, isto é, links que complementam o seu anúncio.


        12. Preencher as configurações adicionais.


        13. Dar um nome para o público para o qual vai aparecer.


        14 a) Clicar em “Adicionar audiência” e depois em “Nova audiência”.


        14b) Selecionar o tipo de audiência que vai pegar.


        15. Desativar a opção de segmentação otimizada.


        16. Inserir o link do vídeo/anúncio


        17. Inserir o site para o qual a pessoa será redirecionada ao clicar no anúncio.


        18. Inserir a chamada para ação.


        19. Inserir a headline.


        20. Inserir a headline longa.


        21. Inserir a descrição (pode ser o mesmo texto da headline longa, sem problemas).


        22. Nomear o anúncio.


        23. Clicar em “Ad creation” para, em seguida, clicar nos três pontinhos e duplicar o anúncio para mexer na cópia, editar e criar um novo anúncio.


      Essa parte pode assustar porque realmente parece coisa demais, mas não tem outro jeito. Você tem que ver, tem que clicar, tem que rever… Só encarando o gerenciador de frente que você vai se sentir pronto.


      Agora você já compreende que existem três tipos de públicos: superquentes, quentes e frios. Além disso, você tem em mãos uma aula completa que ensina detalhadamente como segmentar esses públicos de forma eficaz.


      Com todo esse conhecimento, você já está à frente da maioria quando o assunto é criar campanhas que vendem no YouTube, agora é aplicar em? 

      Tamo junto!


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