O que é Tráfego Pago
Naquelas conversas entre amigos sempre rola a clássica pergunta: "Pedro, o que você faz? Nunca entendo o teu trabalho. Resumir o "o que eu faço" é algo um tanto quanto simplista, mas não vamos começar a filosofar aqui e perder o foco inicial deste conteúdo...
Para responder a essa pergunta eu normalmente uso duas explicações: uma fácil e rápida (que não gera confusão, mas que faz com que todo mundo acabe me odiando) e uma um pouco mais complicada.
Mas já que a explicação é para você, que eu tenho certeza de que é inteligente, eu vou dar as duas explicações.Na explicação fácil e rápida, quando alguém me pergunta o que eu faço, eu respondo da seguinte maneira:
Eu sou aquela pessoa que faz propagandas chatas de 5 segundos que aparecem antes dos vídeos do YouTube.
Eu sei, eu sei... É quase um pecado fazer esse tipo de coisa, mas eu juro que eu sou um cara legal 😂
Agora explicando de forma um pouco mais complexa: o que eu faço é Gestão de Tráfego!
E é claro que isso sempre gera uma outra pergunta:
Mas Pedro, "o que é gestão de tráfego?"
Se eu tivesse resumir a gestão do tráfego de uma maneira mais simples possível, eu diria que são dois amigos meus:
GECO E ANA OLIVEIRA
"Peraí, como assim? Quem é Geco e quem é Ana Oliveira?"
- Quem? Você conhece alguém que se chama Geco? Essa pessoa tem quantos anos? Noventa?
Não! A GEração e a COleta formam o GECO, a ANÁlise e Otimização foram a ANA OLIVEIRA.
Foi aí que nasceram meus dois amigos inseparáveis: Geco e Ana Oliveira.
"Ok Pedro, mas essa explicação ainda não fez eu entender EXATAMENTE o que tu faz. Eu pensei que tu fazia anúncios chatos do YouTube, porque tu tá falando de idosos, dados e amigos inseparáveis? Onde entraram os anúncios em tudo isso?"
GERAÇÃO DE DADOS
Sempre que nós criamos um anúncio em alguma plataforma como o Facebook, Instagram ou Google Ads, nós estamos constantemente gerando dados sobre a performance desse anúncio.
Portanto, toda vez que criamos uma campanha dentro do Gerenciador de Anúncios (lugar onde fazemos a mágica acontecer), colocamos dinheiro e deixamos os anúncios rodarem por um tempo, nós estamos GERANDO dados.
E essa é, com certeza, uma parte essencial do trabalho de um gestor de tráfego, no entanto, 90% das pessoas acham que criar campanhas é o único trabalho que um gestor deve fazer e acredite: não é.
COLETA DE DADOS
Porque após gerar milhares de dados nós temos que coletar os melhores (como se você fosse escolher feijão) e colocá-los num relatório. Essa é a parte da COLETA.
ANÁLISE
Depois de coletar nós precisamos ANALISAR, do latim: sentar a bunda na cadeira, e pensar.
Não tem o que complicar nesse processo, eu simplesmente olho para os dados com curiosidade, como se eu quisesse dizer ?O que vocês têm pra me dizer? Que tipo de informação eu posso extrair daqui??
E, por mais absurdo que pareça, a ESMAGADORA maior parte dos anunciantes não faz isso! Eu sempre fico abismado de pensar isso, porque é exatamente essa etapa do processo que gera o MAIOR aprendizado sobre como fazer tráfego pago.
Cada centavo investido é a possibilidade de um novo aprendizado.
OTIMIZAÇÃO
O que me surpreende é que a maioria dos "gestores" deixa na mesa esse aprendizado por pular a etapa da análise dos dados, que, inclusive, vai te dar o suporte para executar a última etapa do processo: a OTIMIZAÇÃO.
Ninguém no mundo, nem o Zuckerberg, tem a habilidade mágica de criar o anúncio perfeito de primeira. Isso é uma completa ilusão no marketing digital. O anúncio perfeito não existe. A campanha perfeita não existe.
O que existe é constantemente gerar, coletar e analisar dados em busca de pontos de melhoria que possam otimizar os resultados das suas campanhas.
Fazer anúncios online é um processo de melhoria contínua. Não ganha nesse jogo quem investe mais, mas sim aquele que aprende mais com cada centavo investido e usa esse conhecimento para buscar a melhora das suas campanhas.
Ser um gestor de tráfego é muito mais sobre organização, dados, análise, aprendizado, melhoria contínua, cuidado, responsabilidade e consistência do que simplesmente a habilidade de incomodar os outros no YouTube e saber apertar meia dúzia de botões.
Portanto, lembre-se de que, no final das contas, quem realmente vence nesse jogo é quem aprende com cada experiência e investe em melhorias constantes para alcançar resultados cada vez melhores.
Até a próxima, queridos!