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Como escolher públicos e palavras-chave no Google Ads.

Introdução ao Tráfego Pago 02 agosto 2024
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Como escolher públicos e palavras-chave no Google Ads.

Introdução ao Tráfego Pago 02 agosto 2024

Bem-vindos, bem-vindos a mais um conteúdo insano: Como escolher públicos e palavras-chave no Google Ads.


Vamos explorar juntos as estratégias para identificar e selecionar as palavras-chave mais relevantes, além de entender como segmentar seu público de forma eficaz. 


Prepare-se para dominar o Google Ads e levar seu tráfego ao próximo nível. Bora lá!


   COMO FUNCIONA O GOOGLE ADS


Antes de mais nada, é crucial entender onde você pode aparecer com seus anúncios no Google Ads:


  • No próprio Google.

  • No YouTube.

  • Em sites parceiros do Google.


Para seus anúncios aparecerem nesses lugares, é preciso criar uma campanha. Ela será a base de tudo, uma estrutura que organiza suas estratégias.


Dentro de uma campanha, você vai ter os conjuntos de anúncios, e dentro deles, seus anúncios.

Vamos entender a função de cada parte:


  • Campanha: Responde o "por quê?", "onde?", "quanto?" e configurações gerais.

  • Conjunto de anúncios: Define "para quem?" os anúncios são direcionados.

  • Anúncios: Mostra "o que?" você está oferecendo.


Segmentação


A segmentação é escolher para quem eu quero aparecer.


  • Qual pesquisa a pessoa está fazendo no Google quando o meu anúncio aparece para ela?

  • Quais são os interesses dela?

  • Quais são os aplicativos que ela tem instalados no celular?

  • Ela já viu algum vídeo meu no YouTube?

  • Quantos anos essa pessoa tem?

  • Essa pessoa se casou recentemente?

  • Essa pessoa é dona de um imóvel ou ela é inquilina?

  • Ela tem afinidade por algum hobbie específico?

  • Ela mora onde?


Toda essa configuração leva à definição de segmentação. Você não precisa usar tudo, mas o leque de opções é enorme. Vai depender da sua estratégia escolher o que usar.


Quando falamos de segmentação no Google, é importante saber que ele é super inteligente e didático. Ele divide os públicos em dois grandes tipos:


  1. Conteúdo: escolho ONDE (em que tipo de conteúdo) eu quero aparecer (vídeo, site, palavras-chave).


    1. Palavras-chave;
    2. Canais (canais e vídeos);
    3. Temas (antigamente chamado de Tópicos;
    4. Sites.


  2. Pessoas: escolho PARA QUEM eu quero aparecer (o foco está nas características da pessoa, nos interesses que ela tem).


    1. Interesses;
    2. Comportamentos;
    3. Idade, gênero, trabalha em que setor, formação, status parental;
    4. Pessoas que já interagiram com você;
    5. Sites, aplicativos e buscas que as pessoas já fizeram.


10 tipos de segmentação dentro do google ads


  1. Palavras-chaves;


Existem três maneiras de você montar a sua lista de palavras-chave.


  • Use a cabeça (pense: o que o meu possível cliente pesquisa?);
  • Pesquise no site Answer the Public;

  • O próprio Google Ads.


 PASSO A PASSO  


Para fazer pesquisas de palavras-chave no próprio Google Ads:


  1.  Entre em “Ferramentas”.



  2.  Clique em “Planejador de palavras-chave”.



  3. Duas opções aparecerão para você: “Descobrir novas palavras-chave” e “Ver volume de pesquisas e previsões”. Clique em “Descobrir novas palavras-chave”.



  4. Insira as palavras no espaço indicado e, em seguida, clique em “Ver resultados”.



  5. Por fim, ele vai dizer quantas pesquisas têm as palavras-chave e vai dar várias ideias de palavras que são utilizadas nas pesquisas com base nas palavras que você buscou.



Muito importante:


Há três maneiras de usar (ou segmentar) palavras-chave no Google. Quando eu for anunciar, eu posso escrever das seguintes formas:


  • comprar geladeira

  • “comprar geladeira”

  • [comprar geladeira]


Quando você for criar sua campanha no Google e começar a definir a segmentação, vai chegar a hora em que o Google vai pedir para você inserir suas palavras-chave.


Nesse campo, você pode colocar várias palavras-chave, e há diferentes maneiras de fazer isso, dependendo do tipo de correspondência de palavras-chave que você escolher.


As correspondências de palavras-chave se dividem em:


Ampla: Para alcançar palavras iguais ou relacionadas às suas palavras-chave, sem usar aspas ou colchetes. Por exemplo, se sua palavra-chave é comprar geladeira, você pode aparecer para pesquisas como comprar geladeira Electrolux, geladeira comprar, geladeira preta, entre outras.


Frase: Para focar em pesquisas que contenham suas palavras-chave em uma ordem específica. Usando aspas, por exemplo, "comprar geladeira", você aparecerá para pesquisas como comprar geladeira Electrolux ou quero comprar geladeira grande, mas não para pesquisas como geladeira comprar ou geladeira preta.


Exata: Para aparecer somente quando as pessoas pesquisarem exatamente as palavras-chave que você escolheu, usando colchetes, como [comprar geladeira]. Isso limita sua exibição a pesquisas que correspondam exatamente a essas palavras, sem variações.


O Google é muito inteligente e desconsidera erros ortográficos e diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas.


Palavras-chave são fundamentais para a segmentação no Google Ads, pois o Google domina os dois maiores mecanismos de busca: Google e YouTube. Isso dá ao Google uma vantagem imensa em entender o que as pessoas estão procurando.


Como gestor de tráfego, você precisa entender o que seu público-alvo pesquisa e gastar tempo planejando suas palavras-chave. Isso reduz o tempo necessário para ajustes e economiza dinheiro.


Lembre-se: Quando estiver começando, seja o mais específico possível. Priorize palavras que indiquem intenção de compra.


Também não se esqueça de criar uma lista de palavras-chave negativas (palavras para as quais você não quer aparecer).


2. Canais e vídeos

- Crie uma lista de vídeos e canais de:


1) Concorrentes.

2) Vídeos/canais que falam sobre seu produto.

3) Não concorrentes mas que sua audiência consome.


3. Temas

- Lista pronta de assuntos e vídeos que queremos aparecer.


4. Local

- É possível segmentar um local específico (país, cidade, bairro).

5. Demográficos e demográficos detalhados

- Uma das opções de segmentação quando está fazendo a configuração do público-alvo.


6. Afinidade

- Segmentação a partir das afinidades e hábitos, para pessoas que têm leve interesse.


7. No mercado e eventos importantes

- O que as pessoas pesquisam ou planejam ativamente, ou seja, para pessoas que têm intenção de compra.


8. Como eles interagiram com a sua empresa


8.1 Visitante do site


[SITE] Visitou site 1, 2, 3, 7, 14, 30, 60, 90, 180, 365, 540D

[SITE] Visitou página importante 1, 2, 3, 7, 14, 30, 60, 90, 180, 365, 540D


8.2 Usuários do app


8.3 Usuários do YouTube


[YT] Viu qualquer vídeo - 1, 2, 3, 7, 14, 30, 60, 90, 180, 365, 540D

[YT] Inscritos - 1, 2, 3, 7, 14, 30, 60, 90, 180, 365, 540D

[YT] Acessou o canal - 1, 2, 3, 7, 14, 30, 60, 90, 180, 365, 540D

[YT] Curtiu - 1, 2, 3, 7, 14, 30, 60, 90, 180, 365, 540D

[YT] Adicionou a playlist - 1, 2, 3, 7, 14, 30, 60, 90, 180, 365, 540D

[YT] Compartilhou - 1, 2, 3, 7, 14, 30, 60, 90, 180, 365, 540D


8.5 Lista de clientes


Lista de email ou número de telefone de clientes, mas o Google só libera essa opção para quem já investiu determinado valor em tráfego.


9. Combinação personalizada


9.1 Combinar os públicos anteriores.


[YT] Envolvimento Completo - 1, 2, 3, 7, 14, 30, 60, 90, 180,

365, 540D


9.2 Segmentos personalizado


9.3 Pessoas com intenção de compra (selecionar boas palavras-chave)


9.4 Pessoas que pesquisaram qualquer um desses termos no Google (selecionar boas palavras-chave)


10. Navegaram por determinados sites (selecionar boas lista de canais, vídeos e sites)


10.1 Usam determinados aplicativos


10.2 Segmentos combinados

- Misturar todos esses públicos em um só.



RECOMENDAÇÕES SUBIDAS


1) Campanhas da rede de pesquisa sempre vão ser com palavras-chave.


MISSÃO 1: monte uma excelente lista de palavras-chave.


2) Campanhas para negócios locais no YouTube sempre devem testar anunciar só para o LOCAL.


MISSÃO 2: monte uma excelente lista de canais e vídeos.


3) Campanhas de conversão no YOUTUBE sempre devem testar anunciar para:


* pessoas que já visitaram seu site mas não converteram.

* públicos-alvo "no mercado" e "eventos importantes" tendem a performar melhor do que os de "affinidade" (procure não colocar mais do que quatro segmentações por grupo de anúncio).

google, site dos seus concorrentes, aplicativos) .


4) Campanhas na rede de display 


* foque 100% da sua energia aqui em anunciar para quem já interagiu com você.


5) Nunca se esqueça de passar uma semana sem testar um público novo. 


“No jogo do tráfego pago, ganha quem testa mais” (Larbos Ordep)


Agora que você entende como escolher públicos e palavras-chave no Google Ads, é hora de colocar esse conhecimento em prática. 


Lembre-se de que a precisão na seleção de palavras-chave e a segmentação adequada são fundamentais para o sucesso das suas campanhas.


Seja estratégico, revise constantemente suas escolhas e ajuste conforme necessário. 


Assim, você maximiza o retorno sobre investimento e atinge seu público de forma mais eficaz.


Boa sorte e mãos à obra!

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