Como aprender tráfego pago
No último artigo que escrevi, eu expliquei exatamente o que, afinal de contas, é o tráfego pago.
Mas, de qualquer forma, para que você realmente aprenda a fazer tráfego pago, não basta saber o que é; é preciso saber qual caminho das pedras para aprender essa arte.
Existem basicamente 4 etapas para que você aprenda como fazer tráfego pago:
Ler a Bíblia da Ferramenta;
Fuçar e clicar;
Investir e escutar;
Aprender com quem faz.
"Ok, Pedro, mas que livro você leu para chegar nesse passo a passo?"
Nenhum.
"Então de onde vieram essas etapas?”
Da minha experiência no campo de batalha. Esses passos foram exatamente o caminho que eu trilhei para aprender tráfego pago.
Isso quer dizer que eu sou o dono da verdade e que esse é o único caminho que você pode e deve seguir para aprender tráfego? Óbvio que não.
Mas, ao mesmo tempo, também é óbvio que eu não vou ficar ocupando o seu tempo com teorias, achismos e coisas que eu não vivenciei.
Por isso, tudo o que vou te falar aqui é baseado na MINHA experiência e na experiência de MILHARES de alunos meus que seguiram esses mesmos passos para aprender tráfego.
Então, sem mais demora, vamos entender o que é e como você deve abordar cada um dos pontos:
1 - Ler a “Bíblia” da Ferramenta;
E se eu contar que existe um MANUAL 100% GRATUITO de como aprender a fazer tráfego pago em qualquer lugar? Digo mais: e se eu te contar que 99,9% das pessoas que anunciam na internet não leram esse manual?
Se você nunca viu uma aula minha, provavelmente já está curioso para saber que manual secreto é esse e, se você já viu uma aula minha, provavelmente, já sabe do que eu estou falando – e, como a maior parte dos anunciantes, ainda não leu a Bíblia da Ferramenta.
“Tá, Pedro, mas eu não sei o que é essa Bíblia aí que você tá falando, onde eu posso encontrá-la?”
Antes de te contar o que é a Bíblia e onde você pode encontrá-la, eu vou te contar como eu a descobri...
Comecei a trabalhar com tráfego com 19 anos de idade. Meu início neste mundo foi quando o meu irmão (Mairo Vergara) me chamou para ir morar na cidade dele e começar a trabalhar com esse tal de marketing digital.
Sendo sincero contigo, quando eu me mudei para Londrina eu nem sabia direito o que eu ia fazer, a única coisa que o meu irmão me falou foi "vem que o trabalho é infinito" - e ele realmente era.
No começo o meu trabalho era estilo Karatê Kid: coloca o casaco, tira o casaco.
Nesse comecinho meu trabalho era criar descrições e postar os posts no Meta (que estava explodindo na época) e, com o passar de algumas semanas eu comecei a ficar responsável por aprender mais sobre anúncios online: o famoso tráfego.
Como a grande maioria das pessoas na minha cabeça era muito claro: quer aprender algo? Vai fazer um curso sobre isso, uma imersão, paga alguém que já trilhou esse caminho para te ensinar.
Mas, para minha sorte, o Mairo tinha uma visão um pouco diferente do aprendizado de tráfego.
Algumas vezes ele teve dúvidas sobre Meta Ads e fez o que qualquer ser humano normal faz no século XXI, procurou no Google e acabou caindo na Bíblia da Ferramenta, no manual secreto do Meta Ads, na Central de Ajuda.
"Pera aí, Pedro. Central de Ajuda? O que é isso?"
A Central de Ajuda é o manual que te ensina como usar a ferramenta de anúncios.
Quando você para pra pensar, faz TOTAL sentido existir um manual feito pela própria ferramenta (Meta, Google Ads...) para te ensinar a usar a melhor ferramenta. Afinal, quanto mais resultado tu tem, mais tu investe e mais o Tio Zuck fica feliz.
E eu sei, isso parece bom demais para ser verdade: o manual da ferramenta que explica exatamente como utilizá-la e de graça! Pois é... Mas NINGUÉM lê essa joça. E por qual motivo ninguém lê?
Agora eu te pergunto, você, por acaso, já leu o manual de alguma coisa que comprou? Do seu carro? Da sua máquina de lavar roupa? As chances de você não ter lido são IMENSAS!
Nós simplesmente não estamos acostumados a fazer isso, não estamos acostumados a consultar os manuais para aprender algo (simplesmente preferimos pagar alguém que leu o manual para fazer por nós).
Enfim, acredito que por ter essa experiência de fazer as pesquisas no Google e sempre acaba encontrando o manual, o Mairo pensou um dia "eu devia ler essa Central de Ajuda INTEIRA algum dia".
Mas acontece que esse dia nunca chegou, provavelmente devido aos trabalhos, compromissos, gravação de aulas e etc... Até que, de repente, ele vê, morando na casa dele, alguém que tinha todo o tempo do mundo para ler a Central de Ajuda: EU.
Então, enquanto eu pedia para o Mairo comprar um curso para mim, ele respondeu:
"Jovem Padawan, tem um negócio aqui que se chama CENTRAL DE AJUDA, você vai ler inteira e, a partir de hoje, o seu trabalho é terminar de estudar isso”.
Como só tinha que publicar posts no Meta, terminei de ler a Central de Ajuda muito rápido, porque estava ansioso para terminar e receber acesso aos cursos que me dariam as informações secretas sobre os anúncios online.
Depois de ler o manual, cheguei ansioso para falar com o Mairo e perguntei:
“Tá Mairo, e agora, qual o curso, a imersão que eu vou fazer?”
Nessa hora, ele olhou no fundo dos meus olhos e falou palavras que não vou esquecer:
“Jovem Padawan, agora tu vai fazer uma missão muito complexa: ler de novo.”
Mas, como Joseph Climber, eu sei que a vida é uma caixinha de surpresas e não me abalo por nada: comecei a ler de novo.
Só que dessa vez eu fui um pouco mais inteligente. Da primeira vez eu li, senti que não tinha aprendido muito bem; eu senti que eu não estava sabendo mexer na ferramenta.
Então o que fiz? Enquanto estava lendo o manual pela segunda vez, eu ia clicando na ferramenta e explorando, na prática, aquilo que o manual explica - mesmo sem gastar nenhum centavo.
E aí chegamos no segundo ponto da minha jornada de aprendizado, que é:
2 - Fuçar e clicar (passar tempo na ferramenta):
Isso daqui nada mais é do que passar tempo com a ferramenta.
“Pedro, como assim passar tempo com a ferramenta?”
Eu acredito que você NÃO aprende Meta Ads somente vendo um vídeo ou somente lendo ESTE artigo.
Você pode até aprender sobre Meta Ads, mas você não vai aprender Meta Ads em outro lugar que não seja na própria ferramenta.
"Tá, mas porque eu tenho que ler a Central de Ajuda?"
Porque a Central de Ajuda vai te ajudar a te familiarizar com o ambiente, entender os termos, os potenciais e não ser mais um completo leigo.
Eu te garanto: você não vai entender várias e várias partes da Central, mas não tem problema, porque o objetivo não é esse.
O objetivo de ler a Central de Ajuda é criar a familiaridade necessária para você conseguir usar a ferramenta sozinho!
O que vai te deixar bom MESMO na parte manual do tráfego, de aprender a utilizar a ferramenta, aprender em quais botões clicar e descobrir quais são os potenciais que a ferramenta te oferece é justamente esse contato.
Você tem que buscar se sentir confortável dentro da ferramenta e, ao contrário do que muitos pregam, isso não vai acontecer através de um curso. Isso só surge a partir do tempo de convivência com a ferramenta, a partir do fuçar&clicar.
A maior parte da dificuldade das pessoas em aprender tráfego vem do desconforto que elas sentem quando vão usar a ferramenta.
Nós, seres humanos, naturalmente estamos sempre fugindo de mudanças, de coisas novas, do desconhecido.
Mas a grande sacada é entender que quanto mais confortável você fica, mais você consegue aprender e executar.
O conforto com a ferramenta é diretamente proporcional a sua capacidade de execução e aprendizado.
"Então isso quer dizer que depois de ler o manual e fuçar&clicar eu vou estar pronto, sem medo de investir em tráfego?"
Não. Melhor do que a maioria das pessoas? Com certeza. Mas você só vai perder esse medo do seu primeiro investimento, investindo. É aí que entra o nosso terceiro passo da jornada:
3 - Investir e escutar
Antes de tudo, de qualquer coisa, quero que você preste atenção que o nome do passo não é "investir", mas sim, "investir e escutar”.
Por quê? Porque a grande maioria das pessoas só investe (gera dados), coloca o dinheiro na ferramenta e não escuta o que aqueles dados estão dizendo, não extrai o VALIOSO aprendizado dos dados.
As fontes de tráfego funcionam por estímulo: você coloca dinheiro, e eles te devolvem um monte de dados.
Então, o processo deve ser feito da seguinte maneira: você coloca o dinheiro, a ferramenta te fornece os dados, você aprende com esses dados, melhora suas habilidades e volta para otimizar as suas campanhas.
É um ciclo infinito de geração, coleta, análise e otimização de dados.
Eu costumo falar que o melhor cara de tráfego não é aquele que tem as melhores ideias. O Pedro não é um gênio e é por isso que ele é muito bom de tráfego. NÃO! Não é assim que funciona.
O Pedro é simplesmente o cara que passa mais tempo com a ferramenta, que TESTA mais, que INVESTE e ESCUTA mais.
No jogo do tráfego, você tem que buscar incansavelmente escutar o que os investimentos te dizem e guardar esse conhecimento dentro da sua cabeça.
É por isso que eu sempre digo que mesmo quando você invista um dinheiro que não é seu, esse dinheiro se torna seu.
É assim que você realmente aprende tráfego no campo de batalha, não simplesmente gastando dinheiro e não aprendendo nada.
Após esses três passos, entramos na última etapa do processo (etapa pela qual a maioria das pessoas começa):
4 - Aprender com quem sabe.
Isso daqui, na minha opinião, é a cereja do bolo! Quando eu comecei a aprender com outros players do mercado eu estava numa posição muito vantajosa, já tinha um conhecimento bom o suficiente para extrair o melhores que eles tinham e para fazer as perguntas certas.
Na minha opinião, o grande problema com essa cultura de fazer cursos e mais cursos para aprender determinados assuntos é que não exercitamos a habilidade do autodidatismo (do grego: se virar).
Quando falamos de tráfego isso se agrava ainda mais, porque as ferramentas mudam constantemente, ou seja, é praticamente um pré-requisito de um gestor de tráfego ter a skill de se virar e buscar o conhecimento por si próprio.
"Pedro, quer dizer que eu não deveria fazer cursos?"
Não. Você deve sim buscar aprender com quem já trilhou esse mesmo caminho que você, mas isso não exclui o fato de que quem tem que caminhar nessa jornada é você!
Adivinha quem é a pessoa ideal para isso?
Eu sempre costumo falar nas minhas aulas que eu não vou clicar nos botões por você, mas eu vou auxiliar o seu clicar.
Da mesma maneira que se você quiser um abdômen trincado você não pode contratar um personal trainer para fazer o exercício por você, apenas para te auxiliar e otimizar o seu processo.
Então, use os cursos, imersões, comunidades, conteúdos gratuitos (incluindo minhas lives de toda terça-feira às 15h no meu canal do YouTube) como complemento dos 3 primeiros pontos que citei acima.
Como eu já falei, esse é o único caminho que funciona? Com certeza não.
Mas é o caminho que eu e milhares de alunos trilhamos para aprender tráfego pago (juro que tive a sensação com essa frase de que eu estava prestes a te vender algo, porque pareceu muito clichê - mas fique tranquilo, não vou te vender nada, pelo menos, não agora).
Então, comece hoje mesmo, já te mostrei o caminho das pedras, agora só cabe a você, caminhar, meu jovem padawan.