7 Pilares dos anúncios que geram resultados

Introdução ao Tráfego Pago 03 julho 2024
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7 Pilares dos anúncios que geram resultados

Introdução ao Tráfego Pago 03 julho 2024

Eu tenho certeza de que você já pulou milhares de propagandas no YouTube depois de 5 segundos. 


Porém, eu também garanto que você já esbarrou com algum anúncio que te fez querer saber mais sobre um produto, que te despertou o interesse ou curiosidade para consumir ou querer saber mais sobre algum assunto, não é? Se falar que não, mentiu.




Mas, qual é a grande diferença entre os anúncios que você pula e os anúncios que despertam interesse, curiosidade e desejo?


Durante minha trajetória no mundo dos anúncios online, dediquei um longo período buscando respostas para desvendar o padrão por trás da eficácia dos anúncios, aqueles capazes de gerar mais resultados e de prender a atenção do público por mais do que meros cinco segundos.


Nessa jornada, tive a oportunidade de gerenciar mais de R$300.000.000,00 (trezentos milhões de reais) em anúncios online. Mas, isso não é o mais impressionante, e sim a quantidade de informações e conhecimento que eu obtive através de todos esses investimentos.


Com o passar do tempo, eu encontrei 7 padrões que, na minha opinião, são os principais pilares para se ter um anúncio de boa qualidade e de bons resultados. São eles:


1.  Anunciar para os melhores públicos


Não importa qual o seu nicho, isso funciona pra QUALQUER um.


Depois de diversos testes, eu descobri os dois públicos que mais vão gerar resultados pro seu negócio.


  1.   O primeiro é muito simples e óbvio, porém ignorado pela maioria dos anunciantes: é o público que você testou e deu mais resultado.


  2. O segundo melhor público também é bastante simples e óbvio, mas, novamente, os anunciantes insistem em ignorá-lo: é o público das pessoas que já te conhecem. 


Basicamente, nós podemos dividir a internet em dois grupos de pessoas, as que te conhecem e as que não.


O grupo de pessoas que já te conhecem tem muito mais chance de comprarem algo de você. É muito mais fácil vender para quem já sabe quem é você do que vender para quem nunca te viu na vida. Mas, e quanto ao público das que não te conhecem?


A internet tem o grande poder de extinguir as barreiras geográficas, fazer com que nós possamos alcançar pessoas e escalar nossa mensagem. Parte do seu trabalho como anunciante é constantemente fazer com que o máximo de pessoas te conheçam.





E qual a melhor forma de fazer isso? Produzindo conteúdo de qualidade.


“Certo, Pedro. Mas, o que é um conteúdo de qualidade? O que eu preciso ter para que meu conteúdo seja considerado de boa qualidade?”


Vou listar aqui 5 pontos que, se você aplicar no seu negócio, com certeza irá melhorar a qualidade do seu conteúdo e, consequentemente, mais pessoas irão conhecê-lo.


Os 5 temperos de uma estratégia de conteúdo de qualidade:


Audiência


Criamos conteúdo para atrair audiência e alcançar mais pessoas. Postamos no Instagram e Facebook para sermos vistos e conhecidos pelo público. 


É essencial gerar engajamento com seu conteúdo, oferecendo algo que desperte curiosidade e interesse. Não adianta criar algo que não desperte a atenção do público. Apresente seu conteúdo de maneira cativante para conquistar sua audiência.


Geração de valor


Seu conteúdo precisa tirar a pessoa de um ponto A e a levar para um ponto B.


O conteúdo deve gerar valor, ensinar algo de valor para quem está consumindo.


Esse artigo, por exemplo, gera valor para quem lê, eu estou aqui explicando os 7 pilares dos anúncios que mais convertem. Investi milhões de reais, fiz vários testes, aprendi e estou aqui entregando pra você, de graça. Isso é gerar valor.


Criação de cultura


Todos nós vemos o mundo de forma diferente.




Imagina comigo, nós usamos óculos pra enxergar o mundo.


Não vemos o mundo como ele é, nós vemos o mundo como nós somos, como se fosse os óculos, por exemplo, onde a lente é a forma como enxergamos o mundo, da nossa maneira.


E o que é a criação de cultura? A criação de cultura é quando eu empresto meus óculos para a pessoa enxergar o mundo da forma que eu vejo, através das minhas lentes.


Você ensina para as pessoas a sua maneira de enxergar o mercado, de enxergar o mundo.

Estes, por exemplo, são os meus:


Todo mundo, quando trabalha em algum nicho, tem um conhecimento, um senso comum errado sobre as coisas. Por exemplo:


“Ah, anunciar na internet é caro!”


“Só apertar o botão impulsionar do Instagram e seus problemas estão resolvidos!”


Isso é o senso comum, é o que todo mundo acredita ser certo, mas não é.


Criar cultura é quando eu venho aqui e te digo “não tem público secreto, o melhor público é o que você testou e deu mais resultado”.


Aqui eu estou emprestando meus óculos pra você enxergar da forma que eu vejo e consequentemente, estou gerando valor para você.


Relacionamento


Este ponto é muito importante. Criar relacionamento com seu público.

Mas, como criar esse relacionamento?


Através do seu conteúdo. As redes sociais proporcionam isso pra gente, eu gosto muito do Instagram para criar relacionamento e as pessoas me conhecerem, através dos Stories, onde eu posto as coisas que gosto de fazer.


Com os Stories do Instagram você dá uma pitada de quem você é pra quem consome seu conteúdo. Isso gera relacionamento, as pessoas passam a te conhecer cada vez mais, conhecer sua rotina, o que você gosta de fazer, seu dia-a-dia.


Documentação


“Não crie, documente.” (Gary Vaynerchuk)


Essa é a frase de um cara que eu acompanho muito no mundo dos negócios.


Você deve viver o que ensina. Eu vivo os anúncios online, quando eu dou uma aula sobre anúncios online, eu não preciso ficar horas e horas planejando como eu vou fazer, eu simplesmente faço, porque eu vivo o que eu faço.


As aulas que eu dou nada mais são que uma forma de documentação da minha jornada.

Documente sua jornada para as pessoas, mas principalmente, para você mesmo.


2.  Entender que você não é quem você gostaria de ser:


É isso mesmo, você não é quem gostaria de ser.


Temos, na maioria das vezes, uma visão muito romantizada sobre nós mesmos.


Todos nós gostaríamos de ser aquela pessoa que não gagueja, que fala eloquentemente, que não trava quando vai gravar seu conteúdo, que tenha facilidade com a câmera... Enfim, uma pessoa perfeita.


Entretanto, não somos e todo mundo sabe disso.


Não somos robôs. Somos humanos. Seja você mesmo.


Num mundo onde todo mundo quer ser perfeito, convertem as pessoas que são de verdade. Seja autêntico.


Autenticidade é sustentável, tentar parecer perfeito, não.


Mas, você pode aperfeiçoar esses pontos. Pratique sua exposição.


“Pedro, como eu vou fazer isso? Como eu pratico minha exposição? Tenho vergonha...”

A melhor forma, na minha opinião, é usando suas redes sociais.


O Instagram, por exemplo, seu público te manda mensagem, use as DM’s para praticar a exposição, responda seu público em forma de vídeo, assim, você se expõe para apenas uma pessoa, cria um relacionamento, a pessoa que você respondeu se sente mais próxima, você gera valor tirando a dúvida da pessoa e ainda pratica.


Percebe como uma coisa leva a outra?


Logo, isso acaba se tornando natural. Treine ser você mesmo.


3.  Você não é a Netflix (e nem precisa ser):


Você não precisa de uma super produção para criar seus conteúdos.


Por muito tempo, eu usava meus fones de ouvido do celular para gravar meus áudios para meus conteúdos, enquanto gravava os vídeos com a webcam do meu notebook, e meus anúncios eu fazia do celular, mesmo.


Não espere o momento perfeito, o equipamento perfeito, produza com o que você tem!


Na maioria das vezes, quando as pessoas estão consumindo seu conteúdo, elas estão com o celular em mãos.


Estamos tão acostumados a consumir os conteúdos dos nossos amigos nas redes sociais, stories e publicações, que, quando esbarramos em algum anúncio super produzido, temos a sensação de que algo ali não é natural, e isso causa um distanciamento do seu público.


O que você precisa para ter bons anúncios é: Um celular e se conectar com as pessoas. Só.


4.  Cada um no seu quadrado:


As fontes de tráfego têm formatos específicos de anúncios. Não adianta fazer um vídeo de 3 minutos e tentar anunciar ele nos Stories do Instagram, o vídeo não se adequa ao formato da plataforma, o Instagram não irá liberar o anúncio para veiculação.


Deve-se respeitar os formatos das mídias, caso contrário, seu anúncio será barrado.

Entrando em uma parte mais técnica, vou deixar aqui as formatações para os vídeos:


Meta Ads (Feed) 

Meta Ads (Stories) 

Youtube (puláveis)

Youtube (não puláveis)

Youtube (bumper)

Formato: 1080x1080

Formato: 

9x16

Formato 1080x1080;9x16; 1280x720

Formato 1080x1080;9x16; 1280x720

Formato 1080x1080;9x16; 1280x720

Duração do vídeo: 1 segundo a 241 minutos.

Duração do vídeo: um segundo a dois minutos.

Duração de até 6 minutos.

Duração de 15 a 20 segundos.

Duração de até 6 segundos.


Lembre-se de respeitar as formatações das redes sociais, na central de ajuda tem tudo que você precisa saber sobre isso.


5.  Ative o gatilho “Aaahn, ele tá falando comigo!”:


Esse é o padrão onde mais senti resultado nas conversões. De nada adianta você ter um anúncio bem elaborado e não conseguir atingir quem está assistindo, você deve criar uma aproximação com a pessoa, o anúncio deve ser atrativo.


Ative o gatilho do “Aahn, ele tá falando comigo!”, a pessoa deve ter a sensação de que você está falando com ela.


Listei 5 estratégias que ativam esse gatilho no seu potencial cliente, que são:


Diretão:


Aqui é onde você vai direto ao ponto, por exemplo:


“Tenho um convite pra te fazer, na próxima terça feira, às 15h, eu vou dar uma aula ao vivo onde vou te ensinar tudo que eu sei sobre anúncios online. Para você participar é muito simples, clique no botão de saiba mais que está abaixo desse vídeo.”


Imagine que a pessoa que está assistindo já consome os meus conteúdos e quer uma aula sobre como anunciar online.


O anúncio é pra ela, eu falei com ela, ativou o gatilho usando um anúncio direto ao ponto.


Pergunta:


Essa é a forma onde você cria a aproximação com a pessoa, fazendo uma pergunta, por exemplo:


“Deixa eu te fazer 2 perguntas: Você usa o Instagram para anunciar na internet? Você usa o botão impulsionar para fazer isso? Se sim, segue vendo esse vídeo!”


Assim você chama a atenção de quem está vendo e que usa o Instagram para anunciar, isso o faz pensar: “Olha só, esse cara tá falando comigo! Eu faço isso no Instagram!”.


Quando você faz uma pergunta de sim ou não no seu vídeo, além de filtrar as pessoas que se interessam pelo assunto, você está criando a sensação na pessoa de que você está falando com ela.


Sacada contraintuitiva:


Esse é o anúncio da cultura, que falamos lá atrás.


Vamos usar o exemplo lá de cima, da pergunta do Instagram, mas de uma forma diferente, de uma forma contraintuitiva pra quem assiste:


“Você anuncia no Instagram? Usa o botão impulsionar para fazer anúncios? Você sabia que o botão impulsionar pode estar jogando seu dinheiro fora? Eu vou te explicar o porquê...”


Percebeu? Eu usei o mesmo recurso da pergunta, mas, atingiu um outro ponto, eu dei uma sacada contraintuitiva pra quem assistiu, fiz a pessoa pensar “Caramba, eu faço isso, será que eu estou perdendo dinheiro?”. 


Essa é a sacada contraintuitiva.


História:


“Uma vez, eu joguei 30 mil reais de um cliente fora, em 15 minutos. Agora imagine, com que cara eu fui dizer isso pro meu cliente? Foi da seguinte maneira: Tenho uma notícia boa e outra ruim pra te dar, qual você quer ouvir primeiro?


 - Quero a notícia ruim, primeiro. – A ruim é que nos últimos 6 meses você jogou fora mais de 600 mil reais em anúncios online por causa de UM ERRO. Mas, a notícia boa é que eu joguei 30 mil reais fora, mas descobri qual é esse erro e NUNCA MAIS isso vai acontecer!


Tá vendo, esse é o tipo de aprendizado que só se tem no Campo de Batalha, e é isso que eu vou trazer na minha próxima aula ao vivo na terça feira às 15h. Quer participar? Só aperte o botão de "saiba mais no fim do vídeo”.


Todos nós temos uma história pra contar. Uma história sua, do seu cliente, alguma experiência de trabalho e etc.


Essa estratégia é um pouco mais complicada, pois você conta uma história e ao fim dela faz uma chamada para seu evento, seu produto, sua aula... Entretanto, é uma estratégia que dá muito resultado.


Segmentado:


Quando utilizamos o gerenciador de anúncios, temos a opção de segmentar o conteúdo para quem quisermos.


Imagine que você mandou uma mensagem pra mim no direct do Instagram na última semana.

Então, eu criei um anúncio e segmentar ele para as pessoas que tivessem mandado mensagem pra mim nos últimos 7 dias, e ele ficou assim:


“Opa, tudo bem?! Por um acaso você me enviou uma mensagem nos últimos 7 dias no direct do Instagram? Eu acho que sim! E agora você deve estar se perguntando: ‘Nossa, mas como você sabe disso?’, é porque eu sei fazer bons anúncios na internet.


Se você quiser aprender o mesmo, na próxima terça feira às 15h, estarei dando uma aula ao vivo sobre como anunciar na internet, arrasta pra cima pra garantir sua vaga!”


Esse anúncio vai chegar até você e vai ativar seu gatilho “Aaahn, ele tá falando comigo, como ele sabe que eu mandei mensagem?!”.


Isso serve pra qualquer anúncio, não importa, temos diversos tipos de segmentação, por idade, gênero, mês de aniversário, cidade, país, gosto musical, arte, pra quem se envolveu com publicações, signos, enfim, uma infinidade de segmentações, explore-as.


Deve-se olhar para as segmentações que você tem disponível e criar os anúncios a partir delas.

Estas são as 5 estratégias que causam impacto no seu potencial cliente, o gatilho “Aaahn, ele tá falando comigo!”.


6.  Faça o arroz com feijão bem feito (não viaje na maionese):


O anúncio deve ser direto ao ponto, ninguém gosta de enrolação.


Seu anúncio deve ser sucinto, de forma que quem esteja assistindo não se canse com tantas explicações. Não fique viajando na maionese, filosofando sobre seu produto.

Você não precisa explicar detalhe por detalhe do seu produto no anúncio, ninguém gosta disso. Vá direto ao ponto. Seja breve.


E como fazer o arroz com feijão bem feito? Simples, em 3 passos:


·     Introdução (breve apresentação)

·     Explicação (pra onde a pessoa vai depois do click)

·     CTA (Chamada para ação - “Arrasta pra cima”)


Lembre-se sempre de fazer a CTA (chamada para a ação), por mais óbvio que seja, você deve lembrar quem está assistindo a executar essas ações, sempre.


7.  Quanto mais, melhor. Seja o cientista maluco dos seus anúncios:



Você nunca irá fazer seu melhor anúncio na primeira gravação, você não vai sair daqui, depois de ler esse artigo sobre os pilares dos anúncios que convertem e fazer um super anúncio matador.

Eu até hoje não fiz meu melhor anúncio, sabe por quê? Porque meu melhor anúncio sempre será o próximo, e depois o próximo, e o próximo...


Gravar anúncios é o coração dos resultados das pessoas que fazem marketing digital bem feito. Todo anúncio tem vida útil, ele nunca dura para sempre, deve-se criar anúncios novos sempre.

Não deixe de testar, quem entra nesse ramo deve aceitar que uma coisa que sempre será feita é a criação de novos anúncios, testando e testando... Seja um cientista maluco. Faça testes e mais testes.


Esses são, segundo os meus infinitos testes, os 7 pilares dos anúncios que mais convertem.

Deve-se trabalhar incansavelmente em busca da melhoria de cada um deles.


Estude-os, teste-os. Cuidando destes pilares, o tráfego do seu negócio, seus anúncios, alcançarão outro patamar e, sua estrutura, o seu negócio, não irão desabar. Execute, implemente.


E claro, não deixe de implementar tudo que você aprendeu com esse conteúdo. Até a próxima! 🎯


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